Rio e Luanda em sintonia na Maré

Data:

Em 07/06/2018

No sábado, 9 de junho, a partir das 22h, a rua C-11 da Vila do Pinheiro vai vibrar ao ritmo de uma música vinda do outro lado do Atlântico. A comunidade angolana da Maré se mobilizou para oferecer uma oportunidade única de apreciar os sons e sabores do grande país africano.

– Que tal organizar uma festa angolana aqui, na Maré?”

– Mas, como assim?

– Sei lá, poderia ser: “Uma noite em Angola”, o que acha deste título?

Aquilo que começou alguns meses atrás como um simples bate-papo entre três amigos (dois angolanos e um brasileiro) está hoje a ponto de virar realidade… No sábado, dia 9 de junho, acontecerá na Vila do Pinheiro uma grande festa angolana na Maré. “Não houve nada deste tipo no Rio ainda; só em São Paulo que aconteceu já. Essa vai ser uma noite histórica!” declara Chico, co-organizador nascido em Luanda e que mora há 10 anos no Rio de Janeiro.

É notório que o complexo da Maré (mais particularmente a Vila do João e a Vila do Pinheiro) acolhe uma importante população de pessoas oriundas de Angola. O lugar do evento — a rua C11 — no foi escolhido à toa. Com efeito, segundo Azizi, outro organizador originário do país centro-africano com residência no Brasil há 19 anos: “aqui, nesta esquina, é praticamente um símbolo da gente. É o nosso ponto de encontro; tem vários comerciantes angolanos aqui concentrados. Isso vem de muito tempo atrás: a comunidade angolana, é aqui na rua C11!”

Mas, longe de ser restrita a um público de migrantes ou de especialistas dos ritmos africanos, a celebração será aberta a todas e a todos; pois como lembra o Chico: “A gente aqui é uma comunidade! Vamos ter juntos os dois povos, com DJs que tocam música angolana e também um pouco de música brasileira. O carioca, na verdade é igual ao povo de Luanda, é daquele jeito, acomodado, gosta das mesmas coisas… Não tem erro!”

Com vários DJs e bandas ao vivo, todos os estilos serão representados: semba, zouk, kuduro, kizomba ou ainda rap irão retumbar até o sol raiar. Alguns nomes, como o Joss Dee e seu set afro-house, já são bem conhecidos dos noctâmbulos cariocas; e outros artistas estarão no Rio especificamente pela ocasião. Mas um dos objetivos da festa é também oferecer um palco aos artistas da comunidade: “todos os caras que são cantores, tem que dar um palinha, uma participação especial. Para fazer uma demonstração do talento deles”, declara Azizi.

O Maré de Notícias conversou justamente com dois desses talentos locais:  Bruna, 12 anos, e seu irmão, Gilberto, 8 anos. Os dois nasceram em Angola e chegaram ao Brasil há três anos. Compõem a dupla de kuduro “Os BK”, que depois de gravar canções em Luanda, continua se desenvolvendo no Rio de Janeiro. “Acho o Brasil muito bom. Eu fico com os meus colegas e graças a Deus estou na escola” disse Gilberto.  Mesmo admitindo sentir “saudade da família e dos amigos que ficaram lá”, Bruna também gosta do Brasil. Fã de “Noite & Dia”, a cantora reina do kuduro em Angola, aprendeu a conhecer melhor o funk no Rio. A aproximação dos dois gêneros, funk e kuduro, deu lugar a uma colaboração com o D’Rua, cantor e produtor da Maré. O pai da dupla, Bruno, que incentiva a criatividade dos filhos, nos explicou que “o kuduro é o estilo de dança mais popular da Angola agora. É muito mexido, muito dançante. Tem muito a ver com o funk, muita batida, a juventude gosta.” Ele instiga o publico a chegar massivamente no sábado: “Pela primeira vai ter uma festa só com música angolana… quem puder aparecer, que apareça; não vai se arrepender não!” O entusiasmo está presente também nos olhos da Bruna, que subirá ao palco na ocasião e que reconhece “meu coração tá assim… tô ansiosa”.

Em caso de sucesso, os organizadores pretendem levar o conceito da festa angolana mais pra frente: “A gente pretende fazer em outros lugares também, lugares maiores”, declara Maraca, o sócio brasileiro da aventura. Pela próxima edição, artistas angolanos como Bruna Tatiana, Edmasia ou o Puto Português poderiam ser convidados.

Mas no sábado, para recobrar forças depois de requebrar muito, fartas comidas típicas serão propostas no Bar da Licas e no Bar da Carmita, os dois principais estabelecimentos gastronômicos angolanos da área. “Vou fazer Calulu de Peixe, Muamba de galinha, Cabidela…” enumera a Carmita, antes de concluir: “pessoal, vem nesse show, que vai bombar!!”

Nicolas Quirion.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade