Nota de Repúdio: Atropelamento Avenida Brasil – 07/06/18

Data:

Em 11/06/2018

Nota de Repúdio

Na quinta-feira, dia sete de junho, por volta das nove horas da manhã, após ser comunicada que um frequentador da cena havia sido atropelado, a equipe do Espaço Normal – Espaço de Referência sobre Drogas dirigiu-se à Avenida Brasil, onde duas pessoas morreram em decorrência de um acidente envolvendo uma moto. O Espaço Normal atua junto às pessoas que frequentam a cena aberta de consumo de crack, álcool e outras drogas na Maré.

Um das vítimas, ainda não identificada, aparentemente, atravessava a Avenida Brasil. ?A outra era um soldado do Exército. O local estava isolado pelo Exército, policiais militares, agentes de trânsito e bombeiros, para a realização da perícia. Todos estavam muito exaltados, especialmente os policiais militares, que reagiram com truculência diante de nossa presença, negando-se a fornecer quaisquer informações a respeito do caso.  

??As reportagens sobre o acidente mencionaram apenas a morte do soldado do Exército, ignorando o outro óbito. No entanto,  sugeriam que alguém que atravessava a Avenida havia sido atropelado. Pelas informações colhidas, logo após a colisão, junto aos moradores e transeuntes, o homem atropelado não frequentava as cenas de uso de crack da Avenida Brasil. 

 Lamentamos igualmente ambas as mortes e marcamos posição firme contra o modo como foi tratado o outro morto que, provavelmente, será enterrado como indigente, em decorrência da recusa das autoridades presentes ao dialogo, no local; impossibilitando uma possível identificação do corpo pelo conjunto de serviços que atua na região. 

 Manifestamos nosso repúdio ao modo como é tratada a população em situação de rua. Repudiamos o modo como seus corpos, suas histórias e suas vivências são descartáveis e menos importantes; desprovidas de direitos e dignidade, até mesmo no momento em que morrem. E exigimos que as autoridades divulguem a identidade do homem morto atropelado.

? ?

#todasasmortesimportam

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade