Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro visita à Maré no pós-operação

Data:

Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro visita à Maré no pós-operação

A ação, realizada na última segunda-feira (20), deixou saldos negativos; Defensoria e outras organizações seguem se articulando para apurar violações de direitos

Em 22/08/2018

A Redes da Maré e outras organizações da região circularam nos pontos críticos da operação policial realizada na última segunda (20), acompanhando a Defensoria Pública do Estado. A Defensoria integra o Circuito Favelas por Direito, um conjunto de organizações da sociedade civil e instituições públicas que se mobilizam para ir aos territórios impactados pelas operações e promoverem uma escuta qualificada dos moradores.

O objetivo é coletar informações de violações de direitos para produzir relatórios unificados das operações. No fim do ano, os dados são consolidados em um documento geral, englobando todas as visitas. Acredita-se que essa é uma forma de monitorar as violações no contexto da intervenção militar.

A visita, realizada no dia seguinte à operação, pôde avaliar um momento importante desse processo: a tensão dos habitantes na retomada do cotidiano. Estiveram presentes, Daniel Lozoya, defensor público do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria (NUDEDH); Rodrigo Pacheco, subdefensor-geral; e Pedro Strozenberg, ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado. Junto à equipe do Eixo de Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré e outras organizações, os defensores visitaram o local onde um jovem foi torturado e morto na operação e ouviram moradores e representantes de associações. “A ação policial é discriminada na favela por causa disso. Eles chegam e falam que é pra bater, é pra matar. O policial falou: ‘hoje eu quero ver sangue aqui na comunidade’”, relatou um morador que prefere não se identificar.

O Maré de Direitos segue trabalhando em busca da garantia e ampliação de direitos e acesso à justiça dos moradores da Maré. São realizados atendimentos ao público às sextas-feiras, de 9h às 13h, na sede da Redes da Maré (Rua Sargento Silva Nunes, 1012, Nova Holanda), e acolhimento a denúncias de violações de direitos em dias de operações policiais pelos telefones 3105-5531 e 99924-6462. Além disso, são realizados plantões, que se revezam quinzenalmente, na Lona Cultural da Maré e na Associação de Moradores da Vila do João às quartas-feiras, de 9h às 12h.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade