Começa formação sobre segurança promovida pelo Eixo de Acesso à Justiça e Segurança Pública da Redes da Maré

Data:

Sistema de Segurança Pública e Atuação em Favelas é tema do primeiro encontro; segunda aula acontecerá na próxima quinta, 31

A primeira aula do curso Falando sobre Segurança Pública reuniu nessa terça-feira, 29, moradores da Maré e interessados na questão. O tema do encontro foi ‘Sistema de Segurança Pública e Atuação em Favelas: Impactos, Desafios e Dilemas’.  “Só podemos pensar em uma cidade melhor, quando ela deixar de ter uma diferença tão grande de mortes entre territórios. Mais de 40 mortes em um ano, em um ponto; e uma morte em outro. Mesma cidade, mesma polícia”, comentou Edson Diniz, diretor da Redes da Maré, que conduziu a aula.

Foi apresentado o histórico da construção das favelas do Rio de Janeiro; possíveis explicações para a atual crise de segurança e as consequências dessa crise; dados sobre a Intervenção Militar na Maré de 2014; dados sobre a Intervenção Federal e saídas possíveis com modelos existentes como o da cidade de Medellín, na Colômbia.

Estigma

Um dos pontos abordados sobre o histórico das favelas diz respeito à maneira com que os veículos de comunicação fortaleceram o estigma desses territórios como locais apenas de violência e ausência. A consequência disso foi a instauração da ‘guerra às drogas’, conhecida por todos os habitantes das favelas e que tem como consequência a morte de jovens pobres e negros, perdas econômicas e ainda o medo, a angústia e a insegurança, sobretudo, em regiões que têm a atuação de grupos civis armados que concentram a venda de drogas.

A segunda aula, que será realizada no dia 31 de janeiro, quinta-feira, terá como tema “Favela e Território: a História da Maré”, com o professor Ernani Alexandre, da Redes da Maré. Nela, será trabalhado o contexto de construção da favela enquanto território que pertence à cidade, as lutas e as conquistas dos moradores da Maré, além dos impactos das intervenções de Segurança Pública.

Serão 10 encontros com convidados da Maré, especialistas e ativistas de Segurança Pública. Saiba tudo sobre a programação aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade