Notícia voltou a circular em grupos de WhatsApp como se fosse atual
Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)
Circula nas redes sociais um print de uma notícia de que Eduardo Paes teria sancionado uma lei proibindo o Uber no Rio de Janeiro. A publicação informa também que o transporte de passageiros em carros particulares só pode ser feito por taxistas. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:
“Eduardo Paes sanciona lei que proíbe Uber no Rio de Janeiro”
Trecho de notícia que circula em grupos de WhatsApp
VERDADEIRO, MAS
A informação é verdadeira, mas foi publicada em novembro de 2016 pelo portal de notícias G1. Mesmo naquela época, os motoristas de Uber do Rio de Janeiro poderiam continuar a trabalhar, pois uma decisão judicial garantia que a prefeitura do Rio nem o Departamento de Transportes Rodoviários Terrestres (Detro) poderiam impedir o serviço. Portanto, a lei sancionada pelo então prefeito do Rio, Eduardo Paes, não mudou essa situação.
O ex-prefeito Eduardo Paes (e agora prefeito eleito do Rio) fez uma postagem em sua página desmentindo que a informação seja atual.
Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.