Prefeitura do Rio abre vagas para CEJA na Maré

Foto © Douglas Lopes

Oportunidade para retornar aos estudos, com flexibilidade de horários e perto de casa. É isso que o Ensino a Distância do Programa de Jovens e Adultos na Maré está oferecendo para quem deseja dar prosseguimento aos estudos e concluir o Ensino Médio

Jéssica Pires

A Secretaria Municipal de Educação anunciou vagas para o Programa de Jovens e Adultos na Maré. As matrículas podem ser feitas até o próximo dia 30 de agosto e as aulas são semipresenciais. É necessário ser maior de 17 anos e ter aprovação no 8º ano do Ensino Fundamental. As aulas do curso ocorrem no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Maré. O Maré de Notícias entrou em contato com o Ceja para saber o número de vagas disponibilizadas, mas não obteve sucesso.

Para se matricular, compareça no Ceja da Maré com cópia da carteira de identidade, cópia do CPF, cópia da certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar original, cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4 atual. Caso não possua histórico escolar, apresente uma declaração de escolaridade até que seja providenciado o histórico.

São 801 horas de aula, distribuídas em nove meses. Os estudantes terão aulas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Linguagens Artísticas. O curso semipresencial garante a flexibilidade que muitos alunos do EJA precisam e a importante interatividade com o professor na sala de aula.

A metodologia de Educação a Distância (EaD) segue os princípios do projeto político-pedagógico do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Ensino do Rio, já praticados nas unidades escolares que atendem a esta modalidade. Uma das vantagens do EaD é a organização do tempo, levando em consideração a realidade e cotidiano do aluno.

EJA na Redes da Maré

A Redes da Maré e a Fundação Roberto Marinho, com apoio e financiamento do Instituto Somos e do Instituto Humanize, oferecem 14 turmas de Educação para Jovens e Adultos pela metodologia do Telecurso. São três de ensino fundamental e 11 de ensino médio. As aulas acontecem na associação Pró Melhoramento do Parque Rubens Vaz, Centro Comunitário Conjunto Marcílio Dias, sede da Redes da Maré, Associação de Moradores do Conjunto Esperança, Associação de Moradores da Vila dos Pinheiros, Igreja Sagrada Família e Lona Cultural Herbert Vianna.

São cerca de 450 estudantes que estão retornando aos bancos escolares para completarem o ensino fundamental ou médio com qualidade. No momento, não há vagas disponíveis para o EJA da Redes da Maré, mas é possível ficar por dentro de novas oportunidades pelas redes sociais da organização.

 SERVIÇO

Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos da Maré – Ceja Maré

Rua Praia de Inhaúma, 200. Maré – Rio de Janeiro/RJ

Informações: (21) 2485-1031

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui