Representantes da Redes e do Colégio João Borges se reúnem com Secretário Estadual de Educação

Data:

Na pauta do encontro, balanço do primeiro ano e solicitação de recursos para o melhor funcionamento

 Em 13/12/2018 – Por Eliane Salles

Na última segunda-feira,10, os diretores da Redes da Maré, Andréia Martins e Edson Diniz, e o diretor do Colégio Estadual João Borges de Moraes, Marcelo Belfort, se reuniram com o Secretário Estadual de Educação, Wagner Victer e o subsecretário de Gestão de Ensino, Paulo Fortunato de Abreu.

 No encontro, foi feito um balanço sobre o funcionamento do Colégio durante o ano de 2018. O consenso foi de que, apesar das dificuldades enfrentadas, houve avanço no sentido de consolidar o Colégio João Borges como referência de educação integral na Maré.

Ainda durante a reunião, foi entregue ao Secretário Victer um relatório com as necessidades do Colégio para que ele possa ampliar o número de turmas em 2019. Questões como a melhoria no abastecimento de água, convocação de novos profissionais, mobiliário para novas salas de aula e a liberação de recursos adicionais para a escola foram assumidos pelo Secretário de Educação como compromissos no sentido de garantir uma educação de qualidade para os jovens moradores da Maré.

 Conquista

O Colégio João Borges de Moraes, que fica na Nova Holanda, na Maré, começou a funcionar em fevereiro de 2018, disponibilizando Ensino Médio em tempo integral, com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho.

O prédio onde a escola funciona estava desocupado há algum tempo. Uma parceria entre a Redes da Maré, a Secretaria Estadual de Educação e as Associações de Moradores foi fundamental para que o colégio passasse a funcionar.

Em 2018, 90 alunos cursaram o primeiro ano do Ensino Médio.  Em 2019, o colégio também disponibilizará turmas para o segundo ano. “O Colégio João Borges talvez seja o maiorcase de construção, de solução com a comunidade… Fico muito feliz que isso aconteça, demonstrando que quando se tem vontade… O difícil é aquilo que a gente não quer fazer”, afirmou Victer.

O secretário disse ainda acreditar que a nova gestão (ele deixa o cargo no fim de dezembro) apoie o crescimento e a manutenção do colégio. “Não tenho nenhuma dúvida que o apoio, independente da gestão que venha, vai continuar, até porque é um case [de sucesso a abertura e a atuação do colégio]. Quando é construído com muita vontade, com muitas mãos, é difícil alguém derrubar”. O Colégio João Borges conta com apoio da comunidade. Os moradores participam do dia a dia da escola e veem nela a possibilidade de um futuro melhor para seus filhos e filhas.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade