O direito à praia: relatos de moradores de favelas, subúrbio e periferia

Data:

Idas à praia sempre rendem histórias, sejam boas ou ruins. Queremos saber a sua!

Gostar de praia e morar pertinho do mar é uma realidade distante para grande parte da população do Rio. Para quem mora longe, é um passeio que começa muitas horas antes, pois é preciso preparar o que levar para comer e beber, organizar bolsa, encarar transporte, disputar lugar na areia… Por mais divertido que seja, também temos alguma história não muito legal para contar. Que tal compartilhar com a gente?

  • Qual é o seu nome?
  • Qual praia você frequenta?
  • Como faz para chegar lá? 
  • Quais as dificuldades para chegar na praia? 
  • Você já passou por alguma situação desconfortável na praia, como olhares atravessados, não ser atendido por algum barraqueiro…? Conte o seu episódio.
  • Para você, a praia é um lugar democrático e acessível a todos?
  • O que você acha da proposta da Prefeitura sobre o aplicativo para reservar uma faixa de areia da praia? (Saiba mais aqui)
  • Diga o seu nome e que você autoriza o uso de sua imagem ao Maré de Notícias.

Mande pra gente pelo Whatsapp (21)9721-9410 ou pelo e-mail [email protected] 

Dicas para gravar vídeos com o celular:

A sua história é muito importante para gente. Por isso, elaboramos este pequeno guia com dicas para que você consiga captar sua história da melhor maneira possível.

  1. Limpe a lente da câmera do seu celular: sujeira e gordura tendem a ficar acumuladas na lente da câmera dos aparelhos celulares e isso pode prejudicar a nitidez da imagem. Limpe com cuidado para não arranhar!
  1. Preste atenção ao áudio: os ruídos de fundo podem prejudicar o entendimento da sua fala no vídeo, então o ideal é que você grave em um ambiente silencioso. Cuidado para não colocar a mão no microfone enquanto estiver gravando. Nesse momento, o seu fone de ouvido pode ser um grande aliado. Sabe aquele fone de ouvido que vem junto com o celular? Então, ele tem um microfone que pode contribuir bastante para a sua captação de áudio É só conectar o fone de ouvido no celular em que você está gravando. Só toma cuidado para não colocar o microfone muito perto da boca, isso faz com que o som fique abafado. 
  1. Filme na horizontal: isso é importante para que o seu vídeo seja visto no tamanho certo em televisões e telas de computadores, por exemplo. Então, mantenha seu celular na horizontal enquanto grava. 
  1. Mantenha o vídeo estável: tripés podem ajudar muito nisso, mas se você não tiver um em casa, não tem problema! Filme utilizando as duas mãos para segurar o celular, aí você tem menos chances de tremer. Improvisar uma gambiarra para apoiar o celular também é válido, mas toma cuidado para ele não cair!
  1. Use a luz a seu favor: quando for filmar, prefira ambientes bem iluminados e confira se você está na direção da luz. Se você estiver na direção contrária, seu vídeo pode acabar ficando muito escuro e a gente não vai conseguir te ver. 
  1. Enquadramento: preste atenção se seu rosto está aparecendo inteiro na tela, sem cortar sua testa ou seu queixo, por exemplo. Tenha em mente também que você é a parte mais importante da imagem, então evite que apareça mais o teto que você, por exemplo.
  1. Evite marcas d’água: atualmente, temos usado muito aplicativos para gravação que deixam uma marca d’água no canto da sua imagem. Evite gravar com eles, priorize uma imagem sem interferências.  
  1. Sobre o conteúdo do vídeo, seja o mais natural possível para contar sua história sobre as idas à praia e dar sua opinião sobre o aplicativo da Prefeitura para a reserva de lugares na praia e se precisar de ajuda não se esqueça de nos dar essas informações.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade