Moradora da Maré de 103 anos é a primeira idosa vacinada contra a covid-19 do território

Data:

Dona Alzira Gomes é do público prioritário e foi imunizada em casa nesta segunda-feira (01/02)

Por Thaís Cavalcante, em 01/02/2021 às 18h55
Editado por Andressa Cabral Botelho

Nesta segunda-feira (01/02) Dona Alzira Gomes de Oliveira, de 103 anos e moradora da Nova Holanda, na Maré, foi a primeira idosa do território vacinada contra a covid-19. Atendida pela Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, ela é um dos 322 idosos com mais de 80 anos que serão imunizados pela unidade durante o mês de fevereiro, seja em atendimento domiciliar ou em visita à própria unidade de saúde, respeitando o calendário de vacinação do grupo prioritário. Segundo o Censo Maré, cerca de 10 mil moradores com mais de 60 anos vivem no território.

Dona Alzira recebeu a primeira dose da vacina chinesa CoronaVac, que foi guardada e transportada em uma caixa térmica específica e com temperatura adequada até que chegasse a sua casa. A unidade de saúde não possui uma geladeira para o armazenamento da vacina. O trajeto a pé durou menos de dez minutos e o sol deu trégua para que o grande momento acontecesse. Participaram da vacinação os agentes comunitários de saúde Lucineia Matos e Augusto Ribeiro, e a enfermeira Mariana Correia, ambos da CF Jeremias.

Seguindo o calendário, o primeiro dia de imunização é destinado apenas a pessoas com mais de 99 anos e a cada dia idosos com menos idade estarão incluídos. A enfermeira Mariana Correia concorda com a imunização feita por etapas. “Considero uma medida muito interessante. A partir dessa estratégica do município, a divisão do território e dos agentes de saúde, facilitam nesse momento”. Completa, ainda: “Sempre conseguimos manter metas altas em campanhas de vacinação, mas como a imunização da covid-19 é algo novo, espero que não tenhamos reações diversas”, conta.

Verônica Oliveira, neta da idosa, admite o alívio. “Eu fico muito feliz por ela ter essa dádiva de chegar aos 103 anos bem e lúcida e ela também fica muito feliz. Tínhamos o medo de que ela fosse se infectar durante a pandemia, mas isso não aconteceu e nem vai acontecer, pois ela está imunizada. E vamos esperar a próxima dose”.

Em toda a cidade carioca, já são mais de 125 mil pessoas vacinadas, segundo o Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio em 29/01/2021.

Agendamento da vacina contra a covid-19 em domicílio

Assim como Dona Alzira, idosos acamados com mais de 80 anos de toda a cidade do Rio de Janeiro podem realizar um agendamento para serem imunizados em casa. Basta enviar um e-mail para: [email protected] informando o nome completo do idoso, data de nascimento, CPF, telefone de contato, condição de saúde que justifica a vacinação em domicílio e o nome da unidade de saúde de referência em que o idoso é atendido.

Para os idosos acamados com idade entre 60 e 79 anos, o agendamento será aberto no mês de março de 2021.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related