Maria Zenete descobriu um empréstimo e duas contas abertas em seu nome
Samara Oliveira
A aposentada Maria Zenete, 69, moradora da Maré, está há dois meses vendo sua aposentadoria ser descontada em cerca de 80% após sofrer um golpe. Era um dia como qualquer outro na vida de Zenete, inclusive já fazia parte da rotina negar as constantes ligações que recebia com ofertas de cartões de crédito com vantagens exclusivas para aposentadas do INSS. Sem interesse em adquirir, a aposentada negou a oferta. No entanto, as ligações persistiram. Em uma dessas, avisaram que iriam até a casa da aposentada. Segundo familiares da vítima, os golpistas já tinham o endereço e até mesmo o número do interfone da aposentada.
“Conseguiram enganar ela de alguma forma no portão quando ela foi atender eles. Tiraram foto da identidade dela falando que depois retornavam para ela assinar um termo mas ela não assinou nada e estava certa de que não queria esse cartão”, contou Georgia da Silva, filha da vítima.
No entanto, dois meses depois veio a descoberta: um desconto de R$500,00 na pensão, duas contas abertas em bancos e um empréstimo consignado de R$20.000,00.
“Minha mãe recebe uma pensão de uns R $1.000,00, como conseguiram fazer um empréstimo tão alto para uma pessoa que recebe esse valor?”
questiona, Georgia
Maria Zenete, é uma das diversas vítimas de golpes aplicados por quadrilhas que ofertam falsos serviços de empréstimos consignados ou semelhantes. A ação está entre os principais tipos de atendimentos realizados pelos Procons no país. As principais vítimas são pessoas idosas, entre 61 e 70 anos.
Segundo os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra o atendimento realizado por 26 Procons Estaduais e Distrito Federal, 1.100.644 atendimentos realizados pelos Procons em 2022, a maior parte dos atendidos eram pessoas com idade entre 61 a 70 anos, o que representa 21,1% das denúncias.
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), alerta como os golpistas costumam agir: “o fraudador se passa por um funcionário de instituições financeiras e oferece empréstimos com condições vantajosas. Para que garanta a oferta, pede ao consumidor que faça um depósito bancário referente a taxas de cadastro ou pede antecipação de alguma parcela para que possa liberar o dinheiro às vítimas. Outra tática usada pelo fraudador é solicitar dados pessoais e financeiros da vítima e, com os dados em mãos, ele realiza transações fraudulentas em nome do cliente”.
Como evitar?
A entidade separou recomendações para clientes que já possuem cartões de crédito e também para aqueles que ainda não possuem, levando em conta outras denúncias de golpes e de como os fraudadores costumam agir.
A FEBRABAN alerta que não existe nenhum empréstimo em que a pessoa precise fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de IOF, taxas falsas de cadastros ou antecipação de parcela. E os bancos nunca ligam para o cliente pedindo senha, número do cartão ou transferência.
Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro telefone para tirar a limpo a história.
Outra recomendação é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. E jamais depositar dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir o negócio’. Caso receba uma proposta aparentemente vantajosa e atrativa, o consumidor não deve confirmar a operação na hora. A orientação é que peça para lhe enviarem a proposta por escrito e verifique se ela confere com as promessas verbais. Em qualquer caso, se desconfiar da oferta, deve procurar os canais da instituição financeira que realizou a oferta a fim de confirmar se ela presta serviço ao banco.
Em relação à devolução do dinheiro perdido, o órgão informou que “cada instituição financeira tem sua própria política de análise e devolução, que é baseada em análises individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e informações das transações realizadas”.
Confira a seguir as dicas para a contratação de empréstimos de maneira segura:
- Os bancos nunca ligam para o cliente pedindo senha, número do cartão ou outras informações sigilosas.
- Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa precise fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos como o IOF, taxas falsas de cadastros ou antecipação de parcela.
- Caso receba uma proposta aparentemente vantajosa e atrativa, o consumidor deve desligar a ligação, pegar o número de telefone que está no cartão do banco e ligar de outro telefone para tirar dúvidas e entender melhor a história.
- Deve, ainda, pedir para que enviem a proposta por escrito para ver se ela confere com as promessas verbais.
- Na portabilidade de crédito, a liquidação da operação em aberto ocorre entre as instituições financeiras sem qualquer desembolso por parte do consumidor.
- Ao receber o pedido de portabilidade, a instituição financeira originadora (detentora do contrato original) pode procurar o consumidor para confirmar se o pedido realmente partiu dele. Pode, até, oferecer condições mais vantajosa para que o consumidor mantenha seu contrato, mas é obrigada a acatar a sua vontade.
- Se desconfiar da oferta, o consumidor pode sempre procurar os canais da instituição financeira para confirmar se quem fez a oferta presta serviço ao banco.
- Em caso de devolução de crédito consignado por arrependimento ou contratação não solicitada, é importante que o consumidor procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.
- Ao desconfiar de irregularidades, o consumidor deve contatar o SAC do banco e registrar a sua reclamação.
- Caso não fique satisfeito com a resposta, pode recorrer à Ouvidoria ou registrar a reclamação na plataforma consumidor.gov.br.