Dicas Culturais – Julho de 2020

Maré de Notícias #114

Artes visuais, musicais e literárias

A artista visual de múltiplas plataformas Amora Moreira (Instagram @amori.nha) trabalha com ilustração, grafite, design e é integrante da PPKREW (@ppkrew).

O grafiteiro e educador físico Pablo Poder (Instagram @poderpablo) atualmente desenvolve uma série de ilustrações manuais sobre fotografias de personalidades negras.

O Discos Pretos (Instagram @discos_pretos) é um projeto de viabilização e circulação de discos e produções musicais de artistas pretos.

O artista e escritor da Baixada Fluminense Cau Luis (Instagram @cauluis.art) é autor do livro Favela em mim e desenvolve ilustrações, charges e desenhos.

Jessé Andarilho (Instagram @jesseandarilho) é escritor, autor dos livros Fiel e Efetivo variável e idealizador do Sarau Tá no Ponto (Instagram @sarautanoponto).

Cultura

A programação cultural da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Maré, está de volta com atividades 100% virtuais, no Instagram @lonadamare

Quilombo Etu (Instagram @quilomboetu) é um coletivo-projeto de educação antirracista a partir das culturas populares negras. Atualmente, desenvolvem a série toca e fala, articulando música e narrativas faveladas.

O projeto Cavalcanti-se (Instagram @cavalcanti.se) narra histórias do bairro Cavalcanti e de seus moradores, da Zona Norte carioca.

Mestre Maurício Soares (Instagram @mauriciobaianarica) é “baiana rica” da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife, da comunidade Alto José do Pinho. É uma das referências na dança do maracatu e atualmente realiza uma série de lives sobre cultura popular.

Jornalista e pesquisador, Rafael Wollice (Instagram @rwollice) cria conteúdo sobre relações raciais e culturas negras no seu Instagram.

A iniciativa Elas Conduzem (Instagram @elasconduzem) conta com as comunicadoras Gabi Coelho (@eugabicoelho), Lethicia Amâncio (@lethiciaamancio), Taynara Cabral (@taycabral) e Izabelle Simplício (@izasuburbia) em um podcast semanal no Spotify, trazendo o protagonismo feminino no mundo.

Lives

As lives dos artistas mais famosos do País também seguem no mês de julho. Enquanto os eventos presenciais estão suspensos, para evitar aglomerações, você mata a saudade pelos shows on-line.

Teresa Cristina – todos os dias, desde abril, à meia-noite

Onde: No Instagram @teresacristinaoficial

Festival Sons da Rua, 19h

30 de junho, Marcelo D2

2 de julho, BK

7 de julho, Karol Conka

9 de julho, Emicida

Onde: No Instagram @festivalsonsdarua

4 de julho (sábado)

Grupo Clareou, às 15h

Onde: no YouTube Grupo Clareou Oficial

Lexa, horário ainda não divulgado

Onde: no YouTube da Lexa

Péricles, 18h

Onde: No YouTube Canal do Pericão

Pixote, 20h

Onde: No YouTube do Grupo Pixote

Maiara & Maraisa, 21h

Onde: No YouTube de Maiara e Maraisa

5 de julho (domingo)

Fernando e Sorocaba, 16h30

Onde: No YouTube de Fernando e Sorocaba

Psirico, 17h30

Onde: No YouTube Macaco Gordo

10 de julho (sexta)

Claudia Leitte, 19h30

Onde: No YouTube da Claudia Leitte

25 de julho (sábado)

Sorriso Maroto, horário ainda não divulgado (até 24/06)

Onde: No YouTube Samba Prime Oficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui