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Lista de selecionados para o CPV

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Confira abaixo a lista de selecionados para o Curso Pré-Vestibular da Redes da Maré!

Atenção para os prazos de matrícula e documentos necessários.

Água turva e com gosto de terra está contaminada e pode fazer mal à saúde

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Especialistas da UERJ e UFRJ alertam para uso de água contaminada e recomendam a substituição por água mineral na cidade do Rio.

Andressa Cabral Botelho

Com a chegada do verão, as piscinas e os chuveiros nas ruas da Maré se tornam uma alternativa para aliviar o calor. Entretanto, as pessoas devem ficar atentas pois na última semana moradores da cidade do Rio de Janeiro perceberam alterações na cor, cheiro e gosto da água. Há também alguns relatos de gastroenterite, diarreia e vômito em UPAs da Zona Oeste, supostamente causados pela contaminação da água. 

Mesmo com a Cedae afirmando que a água estava liberada para consumo, a empresa confirmou que uma substância orgânica chamada Geosmina está alterando a água. A substância é produzida por algas e o fenômeno se dá de forma natural devido a mudanças de temperatura e luminosidade nas fontes de água. Esta é a segunda vez que esse fenômeno acontece no Rio de Janeiro, mas já aconteceu em municípios de São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul. 

Segundo nota emitida dia 09 de janeiro, a empresa está monitorando o sistema de abastecimento desde o dia 07, início das reclamações, e destacou que as amostras analisadas na Estação de Tratamento do Guandu “não apresentaram alteração quanto ao cheiro e ao gosto. Ao longo do sistema, porém, a água ainda pode apresentar gosto e cheiro alterados em alguns locais”. Como alternativa, seria colocado carvão ativado pulverizado para reter as algas. 

Água mineral como alternativa

Especialistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) alertam para uso de água e recomendam que nessas regiões em que se percebeu o aspecto diferente, que se evite o seu consumo e a substitua por água mineral. Segundo Gandhi Giordano, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Engenharia da UERJ, o consumo da água contaminada pode ocasionar de gastroenterite e até doenças de pele.

No final de semana, foi emitida nota no site do Instituto Microbiologia da UFRJ dando algumas recomendações sobre o consumo da água. São elas:

a) Transparente e com leve cheiro de terra: Utilizar normalmente.

b) Transparente e com forte odor de terra: Utilizar água mineral  

c) Qualquer turbidez: Utilizar água mineral.

d) Coloração alterada: Utilizar água mineral  e limpeza do reservatório.

e) Cheiro atípico (enxofre, produtos químicos, etc.): Utilizar água mineral e limpeza do reservatório.

f) Cheiro de cloro: Utilizar normalmente.

No fim do dia 13 de janeiro, a nota foi removida do site do instituto mas por precaução, o indicado é seguir as recomendações.

Diante desta realidade, muita gente optou por consumir água mineral, e em alguns mercados da Zona Norte da cidade do Rio, garrafas e galões tornaram-se artigos de luxo: caros e escassos. O Procon recomenda que os consumidores que tiveram que comprar água devido à má qualidade da mesma, que guardem as notas fiscais e entrem em contato com o órgão para tentar recuperar o dinheiro.

O ano é novo, mas a ação da Segurança Pública é velha

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Invasão domiciliar, agressão verbal, quebra de pertences e direito à Saúde suspensos em mais uma ação policial na Maré

Por volta das 4h50 desta segunda (6 de janeiro, Dia de Reis), moradores relataram tiroteio e presença de “caveirões” e carros do CHOQUE nas favelas Conjunto Esperança, Conjunto Pinheiros, Vila do João, Vila dos Pinheiros, Salsa & Merengue, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau e Nova Holanda.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar confirmou que o Comando de Operações Especiais (COE), equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) estão atuando na região.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, as unidades Clínica da Família Adib Jatene, Clínica da Família Augusto Boal e Centro Municipal de Saúde Vila do João ficaram fechadas

A operação segundo os moradores

Além das demais localidades atingidas, moradores também presenciaram um “caveirão” circulando pela Rua Principal, na Nova Holanda, por volta das 10h. 

Por meio do plantão do Maré de Direitos, houve relatos de invasão a casas, danos a patrimônios e agressão a moradores na Rua do Serviço (Baixa do Sapateiro). Agentes de segurança jogaram spray de pimenta a esmo pela rua, que estava com intensa circulação de pessoas, e rebocaram e atearam fogo a carros e motos. Os próprios moradores tiveram que apagar pequenos incêndios em veículos.

Uma jovem alegou que policiais invadiram sua casa, reviraram seus pertences e exigiram que ela tirasse toda a roupa. Segundo ela, os agentes tentaram agarrá-la a força.

Operação segue

Até o momento, não há balanço da operação, e a Assessoria informou que os agentes de segurança permanecem na Vila do João, Baixa do Sapateiro, Conjunto Esperança e Morro do Timbau.


Primeira Infância e espaços seguros

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Maré de Notícias #108 – janeiro de 2020

IRENE RIZZINI E ELIANE GOMES DA SILVA BORGES

Os direitos das crianças são direitos humanos reconhecidos nos marcos do século XX em normativas internacionais e nacionais, incluindo as crianças como sujeitos de direitos desde os primeiros anos de vida. A Convenção Internacional dos Direitos das Crianças de 1989 e, no Brasil, a Constituição Federal de 1988 e a Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) preconizam os direitos de todas as crianças, sem discriminação, respeitando a diversidade de infâncias. Entretanto, atenção específica voltada às crianças pequenas de fato vem ocorrendo nos últimos anos, dando-se destaque à importância dos primeiros anos de vida (0 a 6 anos), nas pesquisas acadêmicas, nas diversas mídias, nas políticas públicas e no campo dos direitos desta parcela da população. A última década foi importante, com o impulso dado pela Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e, no ano de 2016, foi promulgada a Lei 13.257 – Marco Legal da Primeira Infância. Essa Lei estabelece princípios e diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas às crianças desde a gestação até os 6 anos de idade, evidenciando os primeiros anos de vida para o desenvolvimento infantil e o desenvolvimento do ser humano.

O Brasil apresenta significativos avanços em relação aos direitos da infância, embora viva-se, no presente, processos de desmonte no que tange aos direitos humanos. Estudos sobre a infância brasileira revelam que há situações de disparidades e violações de direitos das crianças que interferem no seu desenvolvimento pleno e saudável. No caso das crianças na Primeira Infância, circunstâncias desfavoráveis as silenciam e suas demandas e até mesmo sua existência, ficam invisibilizadas. É o caso daquelas que crescem em contextos que as vulnerabilizam, seja em áreas de favela, periferias urbanas ou em zonas rurais. Pesquisas realizadas pela equipe do CIESPI/PUC-Rio vêm apontando a inexistência de espaços seguros, onde possam brincar livremente.[1]

Vejamos, por exemplo, o caso das favelas brasileiras. Nelas, as crianças ocupam as casas, travessas, becos e vielas com suas brincadeiras e vivacidade. Estas localidades, porém, não constam nos mapas oficiais, tampouco nos indicadores estatísticos e orçamentos públicos. As ações a seu favor são descontinuadas, sua priorização é menosprezada e há prejuízos na execução das políticas públicas a elas destinadas. As condições de vida desiguais violam os direitos humanos das crianças que vivem em contextos de favela desde o início da vida. 

Sabemos que as populações faveladas criam estratégias diante dos desafios diários e as crianças vivem, participam e crescem compartilhando essas lutas e resistências. Pesquisas acadêmicas sobre a escuta de crianças vivendo em contextos de favelas ainda são escassas. Uma pesquisa recente sobre o assunto aponta para a relevância de ouvir a criança, como forma de garantir seu direito de ser escutada e de participar, e conclui que as crianças podem oferecer importantes pistas ao nosso aprendizado, compromisso e responsabilidade como adultos diante das infâncias e seus direitos (Borges, 2019).[2]

O Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância em convênio com a PUC-Rio (CIESPI/PUC-Rio), na pesquisa Espaços Seguros para Crianças na Primeira Infância, revela a precária situação das crianças na Primeira Infância, que vivem em contextos de favelas. Dados censitários da pesquisa realizada na Rocinha descrevem locais onde as crianças podem brincar e aprender fora de sua própria casa. Os resultados aplicam-se a outras localidades similares, como a Maré, onde espaços seguros são insuficientes para que as crianças pequenas tenham tranquilidade para brincar. Constatou-se que as instituições locais são espaços cruciais para o suporte e atendimento às crianças em seu cotidiano, porém, grande parte enfrenta sérios problemas de sustentabilidade e manutenção da qualidade dos serviços oferecidos e serve apenas a uma fração das crianças e suas famílias.

As pesquisas resultaram em algumas recomendações: melhorar e multiplicar os espaços institucionais às crianças na Primeira Infância; reduzir a exposição das crianças à violência armada; melhorar a estabilidade financeira das instituições; ordenar o trânsito, criar e manter espaços de lazer, bem como ampliar e aprimorar as ações de apoio às famílias. O Plano Municipal pela Primeira Infância do Rio de Janeiro (PMPI-RJ, 2013), deliberado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), apresenta estratégias para a priorização de políticas, entre elas, aquelas destinadas à promoção de espaços seguros para as crianças.

No âmbito das políticas públicas, é preciso garantir orçamento e espaços de escuta, assim como fortalecer as perspectivas intersetoriais no trato com as causas infantis, a despeito do atual cenário, em tempos de retração de direitos. Isso implica também contar com a mobilização de moradores e sua articulação com a gestão municipal (Segurança Pública, Transportes, Esporte e Lazer, Cultura, Educação, Assistência e Saúde, entre outras). Uma coisa é certa: quanto mais as crianças permanecerem silenciadas e invisíveis, maior a persistência das discriminações e violações de seus direitos.   




[1] Publicações, como os Cadernos de Pesquisa e Políticas Públicas do CIESPI/PUC-Rio, apresentam resultados sobre o assunto (disponíveis em www.ciespi.org.br).

[2] Borges, Eliane G. Escuta de crianças na Primeira Infância em contextos de favela: aproximações e distanciamentos entre saberes e direitos das crianças na Rocinha (Rio de Janeiro). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio, 2019.

Toda criança tem direito à segurança

Na terceira série de reportagens sobre a Primeira Infância, o Maré de Notícias traz a questão de espaços seguros para crianças até os 6 anos de idade: por que é tão importante que os pequenos cresçam em lugares, internos e externos, seguros?

Maré de Notícias #108 – janeiro de 2020

Flávia Veloso

O ambiente no qual uma criança vive e aqueles que ela frequenta influenciam diretamente sua qualidade de vida em diferentes aspectos. Não é à toa que saúde, educação, moradia, saneamento e lazer são direitos de toda a população, sobretudo a infantil. Ter acesso a estes e a outros direitos garante desenvolvimento digno à criança, até mesmo de suas estruturas cerebrais.

O período que corresponde à Primeira Infância – até 6 anos de idade – é a fase em que as estruturas neurais estão em formação e o indivíduo detém uma grande capacidade de absorver informações. Desta maneira, a criança precisa receber estímulos positivos, pois essa período será a base para toda a sua vida.

O que são espaços seguros?

O Marco Legal da Primeira Infância é uma Lei federal que aborda, dentre outros pontos, a necessidade de se proporcionar, aos pequenos, espaços de brincadeiras, aprendizados, bem-estar, estímulo à criatividade e ao convívio com outras crianças em espaços públicos e privados, assim como ambientes livres e seguros nas proximidades de onde moram. Lugares que possuem estes elementos são chamados “espaços seguros” para a Primeira Infância.

As crianças estão seguras na favela?

As favelas da cidade, e a Maré não foge disto, não dispõem de espaços preparados para acolher adequadamente sua população infantil. A escassez de bibliotecas e brinquedotecas vai na contramão de atender às demandas das crianças por estes tipos de espaços, que estimulem aprendizado formal, imaginação, criação e divertimento.

Fernanda Oliveira Ribeiro de Medeiros é moradora da Nova Holanda e frequenta o Clube de Leitura da Biblioteca Lima Barreto, uma das únicas três de todos os 16 territórios que compõem a Maré. Durante a atividade, deixa as filhas Alice e Sophia, de 5 e 19 anos, na sala infantil da Biblioteca Maria Clara Machado. Fernanda conta que, depois que as meninas passaram a frequentar o local, suas vidas mudaram: “As brincadeiras e atividades de leitura e artes da biblioteca deram a elas outra visão de mundo. Estão melhores na escola e mais falantes.”

As áreas externas da Maré também não passam segurança. Ao invés de proporcionar os benefícios das atividades ao ar livre, em ruas, praças e playgrounds, a intensa circulação de veículos criam um ambiente externo inseguro para lazer e circulação. Outra questão das áreas externas da Maré é a exposição das crianças ao cenário da violência causada por grupos civis armados e conflitos bélicos constantes que envolvem agentes do Estado. Somente em 2019, cinco crianças foram mortas por arma de fogo, quatro delas em favelas.

Além de interromper as vidas dessas crianças, ambientes de conflito geram estresse tóxico, muito prejudicial, que se dá a partir de adversidades extremas, frequentes e contínuas, sem apoio de um adulto. Negligência, abusos físicos e psicológicos e violência são algumas causas de estresse tóxico, que pode atrasar o desenvolvimento e causar problemas de saúde.

A mãe de Alice e Sophia receia em deixar suas filhas brincarem na rua, por conta da insegurança causada pelos veículos e as armas. Ela também reconhece que faltam espaços de desenvolvimento para as crianças na Maré: “Sinto falta que elas brinquem com outras crianças fora da escola, hoje em dia não tem muito isso.”

Instalação feita na Biblioteca Lima Barreto para a campanha pelo direito à vida na Maré – Foto: Naldinho Lourenço

Mas na Maré, há organizações não governamentais que oferecem atividades educacionais, artísticas, esportivas e de lazer para crianças que se articulam com os territórios para trazer qualidade de vida aos pequenos mareenses, a fim de mobilizar políticas públicas que possam garantir os direitos da Primeira Infância.

Já fez a matrícula?

O calendário de matrículas das Redes Municipal e Estadual de Ensino, iniciado em 2019, tem continuidade este mês. Confira as datas e os processos que ainda estão abertos

Maré de Notícias #108 – janeiro de 2020

Eliane Salles

REDE MUNICIPAL:

As inscrições devem ser feitas no site matricula.rio (não precisa colocar www no navegador). A Secretaria Municipal de Educação disponibiliza acesso gratuito à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário a todos que não têm acesso à internet. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, a partir do dia 7. A relação dos locais com conexão gratuita pode ser consultada pelo telefone 1746. A informação também está disponível nas secretarias das escolas municipais. Em breve será divulgado o início das aulas e o calendário escolar de 2020.

Transferência interna da Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos: inscrições de 7 a 10 de janeiro

Novos alunos para Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos: inscrições de 16 a 21 de janeiro

REDE ESTADUAL

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação, as inscrições e acompanhamentos devem ser feitos pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br

Para aqueles que não possuem acesso à internet ou têm dificuldade em utilizá-la, as escolas estarão à disposição para auxiliá-los. No entanto, não souberam informar quando as secretarias voltam a funcionar e nem o horário de funcionamento. Orientaram a procurar a unidade desejada para obter mais informações.

De acordo com o site Matrícula Fácil, as próximas etapas de inscrição são as seguintes:

Confirmação da 1ª fase da Matrícula Fácil: 6 a 8 de janeiro

Inscrição da 2ª fase da Matrícula Fácil (exclusivo para os candidatos não alocados na 1ª fase):  21 e 22 de janeiro

Confirmação da 2ª fase da Matrícula Fácil: a partir de 21 de janeiro

Inscrição da 2ª fase da Matrícula Fácil (aos candidatos não alocados, aos que não confirmaram matrícula e aos novos do Ensino Fundamental e Médio): a partir de 23 de janeiro

Cadastro para transferência informatizada: a partir de 27 de janeiro

Transferência informatizada (com vaga imediata): a partir de 27 de janeiro

Início das aulas: 10 de fevereiro