Ronda Coronavírus: Brasil se aproxima dos 2 milhões de casos de coronavírus

Dez estados brasileiros sinalizaram que a tendência do número de mortes por Covid-19 é aumentar

Brasil, EUA e Índia encabeçaram os países com as maiores taxas de novos casos de coronavírus em 24 horas, superando 230 mil novos casos. O Brasil, que chegou à marca de 1.884.967 casos nessa segunda-feira (13), tem estimativa de chegar a 2 milhões de pessoas infectadas na próxima semana, de acordo com projeção do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligado à Universidade de São Paulo (USP). 

Dez estados brasileiros apresentaram tendência de aumento de mortes por coronavírus, quanto cinco sinalizaram queda, incluindo o Rio de Janeiro. A análise foi feita a partir de dados compilados pelo consórcio dos veículos da mídia. Vale lembrar que nem todos os casos são notificados, o que pode influenciar nos números apresentados. Em conversa com profissionais da área de saúde da cidade do Rio, houve relatos de aumento de número de casos e mortes por coronavírus nas últimas semanas.

Covid-19 na Maré

O estado do Rio apresentou nesta segunda-feira (13) mais de 132 mil casos confirmados e mais de 11 mil mortes por coronavírus. Dos casos confirmados, mais de 64 mil são na capital. Na Maré, são 385 casos confirmados e 82 mortes, de acordo com o Painel Rio COVID-19. Já o Painel Unificado Covid-19 das Favelas aponta para 1.275 casos e 112 mortes por coronavírus, entre confirmados e suspeitos.

Moradores da Maré relataram grandes aglomerações em bares do Parque União nesse domingo, com muitas pessoas circulando sem máscara. O Parque União possui 170 casos suspeitos e é a segunda favela da Maré com o maior número de casos sem confirmação, segundo o Painel dos Invisíveis.

Frentes da Campanha da Maré

A campanha segue atuando com a distribuição de álcool em gel e máscaras para a população da Maré. Hoje, dia 13 de julho, a entrega aconteceu na favela Salsa & Merengue.   

A Campanha Maré Diz NÃO ao Coronavírus segue com uma Campanha de arrecadação de recursos financeiros pela plataforma Catarse, com o objetivo de comprar mais 4.000 cestas básicas para as famílias da Maré. As doações mínimas são a partir de R$20 e doadores individuais e empresas podem ajudar. Todos e todas podem participar contribuindo e compartilhando essa iniciativa.

O projeto agora tem duas opções de atendimentos, uma pelo e-mail marededireitos@redesdamare.org.br e outra por meio presencial na Redes da Maré na Vila dos Pinheiros. A equipe de assistentes sociais, advogadas e psicólogas do Maré de Direitos vai estar disponível às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, para ajudar moradores nas questões de saúde, violações e dúvidas sobre como acessar direitos.

Atendimento médico sem sair de casa

A partir desta segunda-feira (13) moradores da Nova Holanda, Parque Maré e Rubens Vaz poderão fazer uso da telemedicina, serviço de atendimento médico e psicológico via Whatsapp. Essa é uma das ações que faz parte do Plano de ação para enfrentamento da Covid-19 em comunidades vulneráveis. As consultas são gratuitas e acontecem todos os dias, das 8h às 20h. Para fazer o atendimento, basta mandar uma mensagem para o Whatsapp (21)99271-0554.

Dificuldades e obstáculos na educação durante a pandemia

Tamires Santos é auxiliar administrativo e moradora do Morro do Timbau, tem dois irmãos estudantes e percebeu que com o fechamento das escolas foi muito mais difícil lidar com a aprendizagem das crianças. “A maioria dos pais não são habilitados a dar aula e não sabem o que fazer com os filhos dentro de casa. Em contrapartida, vamos ter a reabertura dos colégios”, diz Tamires.

Tamires percebe a dificuldade dos pais em ensinar durante a pandemia

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a previsão para a reabertura das escolas municipais está prevista para o mês de agosto e a reabertura dos colégios particulares, possivelmente, para este mês de julho. Pensando nesses pontos, o Por Dentro da Redes dessa semana buscou entender como os estudantes moradores da Maré têm se organizado para estudar durante a pandemia. 

Podcast e informação

O podcast Maré em Tempos de Coronavírus já está no ar. Nesta nona edição, Eliana Sousa aborda como a pandemia também afeta a população de rua. Você pode enviar perguntas ou receber os episódios pela lista de transmissão. Basta enviar uma mensagem para (21) 97271-9410. Para ouvir todos os episódios, basta acessar o site ou o perfil do Maré de Notícias Online no Spotify

Guia de cuidados para a mulher mareense

A Casa das Mulheres, em parceria com a Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS-UFRJ) desenvolveram o guia Pequeno livro de cuidados para as mulheres da Maré, material que retrata dimensões e tipos de cuidados diversos sobre a saúde das mulheres. No material é possível encontrar informações sobre serviços existentes, formas de prevenção e enfrentamento de situações de violência contra a mulher e de violência policial. As 36 páginas desse documento estão disponíveis no site.

Live da Casa Preta da Maré

Na próxima quarta-feira, 15 de julho, às 19h, acontece mais uma edição do Café Preto em Casa! O tema “Corpo e os conhecimentos que vêm da Maré”, será abordado pelo mestrando em Dança pela UFRJ Gabriel Lima, com mediação de Joelma Sousa. O encontro será no Instagram da Redes da Maré. 

Nenê do Zap

O Nenê do Zap nos faz pensar em como podemos ser criativos usando objetos comuns que já temos em casa e transformá-los em brinquedos divertidos. Confira a dica de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui