Ronda Coronavírus: Estado do Rio ultrapassa 115 mil casos confirmados

Projeção do governo do Estado é de abertura total dos serviços é para outubro

A Secretaria do Estado de Saúde (SES) registrou nesta quarta-feira (22) mais de 148 mil casos, com 3.502 novos casos registrados em 24h. A cidade do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira (21) o maior número de novos casos desde 19 de junho, apresentando 4,1 mil novas pessoas infectadas. O governador Wilson Witzel publicou em uma rede social que a reabertura total dos serviços do estado deve acontecer em outubro, dependendo da queda dos casos na região.

Cenário da pandemia na Maré

O movimento pelas ruas da Maré nesta quarta-feira (22) faz lembrar os dias antes da pandemia: comércios abertos, bares funcionando e poucas pessoas circulando de máscaras na região da Nova Holanda. Em números, a Maré registrou 413 casos confirmados e 83 mortes, de acordo com o Painel Rio Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde. 

Com a reabertura dos serviços, fica o questionamento de quais atividades são mais ou menos arriscadas de se fazer neste momento. Em pesquisa recente, a Texas Medical Association desenvolveu um gráfico com essas atividades, representando um grau maior e menor de contaminação do novo coronavírus. Em uma escala de 0 a 10, as atividades mais arriscadas são frequentar bares, ir a estádios e cinemas, ir à academia ou jogar futebol, entre outras. É possível conferir a lista completa aqui.

Variedades de Covid-19

Foram identificados seis tipos de coronavírus e cada tipo com um grupo de sintomas específicos, como aponta análise feita por pesquisadores do King’s College, de Londres, por meio de um aplicativo. Mesmo com os sintomas comuns, como tosse, febre e perda de olfato, pacientes que responderam o aplicativo indicaram que eles apresentaram outros sintomas, como dores de cabeça, nos músculos, fadiga, diarreia, confusão, perda de apetite, dificuldades respiratórias, e outros. 

Fiscalização nas ruas

Prefeitura do Rio lança projeto “Blitz do Bem”, que irá fiscalizar espaços da cidade para evitar aglomerações. A primeira atuação, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) realizou o trabalho no entorno da Central do Brasil, terminais rodoviários Procópio Ferreira e Américo Fontenelle e o entorno do Campo de Santana.

Maratona virtual

Mesmo com a reabertura das atividades e pessoas voltando a praticar atividades físicas em espaços abertos, foi anunciado que a Maratona do Rio de Janeiro acontecerá no dia 10 de agosto de forma virtual para evitar aglomerações. Os atletas que tinham se inscrito antes do início da pandemia poderão participar de onde estiverem e receberão os kits de corrida em suas casas.

Nenê do Zap

Os nenês precisam de experiências de carinho, cuidado e muita interação durante essa fase para se desenvolver. Saiba quais atividades são fundamentais na dica de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui