Ronda Coronavírus: Governador do Rio é afastado

Mês de agosto termina com números de novos casos e média móvel da cidade em alta

Em meio à pandemia e ao aumento dos novos casos diários e média móvel do estado e cidade do Rio, a população amanheceu com a notícia do afastamento do governador Wilson Witzel. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Witzel foi afastado por ser suspeito de participar de sistema de corrupção, incluindo irregularidades na construção dos hospitais de campanha para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A média móvel de casos desta semana na cidade do Rio de Janeiro é a maior desde 28 de junho, quando a cidade apresentou a média móvel de 804 novos casos, segundo Painel Rio Covid-19. No intervalo de dois meses, o número caiu para mais da metade de junho e na segunda metade de agosto voltou a subir, colocando a cidade em estado de alerta. No dia de hoje, 28 de agosto, a cidade do Rio registrou 696 novos casos da doença. Assim, a cidade do Rio tem 90.130 casos confirmados, além de 9.598 mortes pelo novo coronavírus.

Covid-19 na Maré

A Maré tem nesta sexta-feira (28) 570 casos confirmados e 92 mortes, de acordo com o painel da Prefeitura. Já de acordo com o boletim De Olho no Corona!, a Maré tem 1.086 pessoas com suspeita e 34 mortes sem confirmação. Os números apontam que os casos confirmados no território também voltaram a subir. Enquanto julho registrou 83 novos casos, no mês de agosto 131 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus.

Programa antitabagismo e combate ao fumo

Mesmo durante a pandemia, profissionais de saúde e pacientes precisaram se adaptar para dar início ou continuidade em tratamentos de controle do tabagismo. Para isso, a tecnologia teve papel importante: 43 municípios tem se preparado para utilizar a plataforma. Desses, 18 já relataram fazer uso da telemedicina para fazer acompanhamento do tratamento, segundo dados do Programa de Controle do Tabagismo no Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Saúde.

Agosto dourado

O mês de agosto colore-se de dourado para ratificar a importância do aleitamento materno e da doação de leite. Na primeira semana do mês comemorou-se a Semana Mundial de Amamentação, que vai do dia 1 a 7 de agosto. Mesmo em meio à pandemia, as doações do Bancos de Leite Humano (BHL) se mantiveram na média, que beneficiou 518 bebês. É importante lembrar que não precisa ser agosto para reforçar a necessidade de doação de leite. Confira mais no texto de Hélio Euclides, disponível no Maré de Notícias Online.

Nenê do Zap

A dica do Nenê do Zap também fala sobre a importância do aleitamento materno e do quanto ele é importante para criar conexão entre a mãe e os nenês, além de fortalecer o organismo dos pequenos.

Dicas culturais

A Mostra Gatilhos estreia nesta sexta-feira, 28, e traz em sua programação uma série de artistas contando narrativas virtuais na pandemia. A abertura da mostra acontece às 19h e as outras atrações podem ser acompanhadas pelo Instagram.

O Sesc São Paulo, por meio do projeto #EmCasaComOSesc, tem postado quase que diariamente lives de música e apresentações teatrais, sempre às 19h no seu canal no YouTube. youtube.com/sescsp.

No sábado, dia 29 de agosto, a partir das 20h acontece o 13º Festival de Música e Cultura de Rua de Bangu – Edição Pandemônio. A primeira virtual tem a mesma essência, afeto e pluralidade cultural de suas ocupações nas ruas. Exibição simultânea no YouTube e Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui