Ronda Coronavírus: Maré apresenta número expressivo em novos casos

País ultrapassa o número de 3 milhões de casos confirmados no início da semana

Em todo o mundo, já são mais de 21 milhões de casos registrados nesta sexta-feira (14), de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Os números confirmam que o continente americano é hoje o epicentro da pandemia, com seis dos dez países mais afetados do mundo (Estados Unidos, Brasil, México, Peru, Colômbia e Chile). Desses casos, o Brasil registrou mais de 106 mil mortes e mais de 3,2 milhões de casos confirmados do novo coronavírus no dia 14 de agosto.

Mortes em queda

Após a primeira quinzena de maio, o Estado do Rio passou a registrar uma redução no número de novas mortes diárias por coronavírus. Enquanto em maio a média era de 258 mortes por dia, em julho esse número passou a ser de 45 vítimas por dia, como indica a plataforma estadual Painel Coronavírus. Nesta sexta-feira (14), o Rio de Janeiro registrou 189.891 casos e 14.507 mortes de Covid-19.

Covid-19 na Maré

Nesta sexta-feira (14), a Maré registrou 519 casos confirmados e 91 mortes por Covid-19, de acordo com painel da Prefeitura. Já o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro aponta para 1.582 casos e 124 mortes no bairro, entre casos confirmados por órgãos oficiais e registros feitos por relatores comunitários. As favelas do Rio tem 9.108 casos e 1.405 mortes.

Do dia 04 até o dia 10 de agosto, a Maré registrou 75 novos casos confirmados. Na semana anterior, o conjunto de favelas teve apenas seis casos, de acordo com análise do boletim De Olho no Corona!, já disponível para leitura no site da Redes da Maré. Este é o maior número de novos casos registrados desde a semana de 26 de maio a 01 de junho, quando o bairro teve 69 novos casos. Desde 30 de junho, entretanto, o número de novos casos por semana na Maré estava em queda. De acordo com o boletim, o aumento significativo de casos confirmados pode estar relacionado ao início de uma parceria entre Dados do Bem, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Redes da Maré que vem, que desde o dia 23 de julho vem realizando testagem nos moradores cadastrados no aplicativo. Veja como fazer a testagem aqui.

Incêndio no Piscinão

Na última quinta-feira, moradores da Maré e região amanheceram com a notícia de um incêndio na Praia de Ramos. Por volta das 6h, dois quiosques que ficam às margens do Piscinão pegaram fogo. Após controlar as chamas, o Corpo de Bombeiros isolou a área, que atraiu alguns passantes. Não houve feridos, mas os estabelecimentos sofreram perda total. De acordo com a associação de moradores, o Piscinão está sem água desde o início da pandemia.

Loteamento na praia

Após anunciar que iria demarcar faixa de areia e utilizar aplicativo para reservar o espaço, o prefeito Marcelo Crivella irá reavaliar a proposta. O projeto piloto anunciado em coletiva na quarta-feira previa cerca de 1.300 “cercadinhos” de 6m² na Praia de Copacabana, com o limite para cinco pessoas. Também foi mencionado que a população também seria consultada sobre a proposta.

Dicas culturais

A gravadora Biscoito Fino liberou os seus conteúdos audiovisuais em seu canal do YouTube. Lá é possível assistir shows, como a apresentação de Maria Bethânia com Zeca Pagodinho, Hamilton De Holanda, Chico Buarque, Alcione e outros artistas que fazem parte do selo.

Já que ainda não é possível se aglomerar em grandes festas, a roda de samba Awurê no Quintal vai realizar uma live no próximo domingo (16), às 15h, no seu canal do YouTube para matar a saudade de quem gosta de samba. 

Nenê do Zap

Chega um momento que os nenês começam a desenvolver os sentidos e a audição é um deles. Os sons são muito importantes, mas às vezes podem irritar quem toma conta dos pequenos. Mas é possível estimular esse sentido com sons de diversos volumes. Saiba mais na dica do Nenê do Zap de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui