Ronda Coronavírus: O mundo passa da marca de 500 mil mortes e mais de 10 milhões de infectados pelo novo coronavírus

Somente o Brasil registra 1.352.708 casos confirmados de Covid-19 e 57.774 mortes, número que representa 11% do total de vítimas da doença no mundo

Hoje, dia 29 de junho, o Brasil passou da marca de 1 milhão e trezentos mil casos confirmados de coronavírus, além de mais de 57 mil mortes. Na cidade do Rio são 56.351 casos confirmados e 6.417 mortos. Nas favelas cariocas, segundo o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas do Rio de Janeiro, são 3.712 casos registrados por moradores de favelas e 597 mortes. Na Maré, segundo dados oficiais, são 342 casos confirmados, 11 pessoas com a doença neste momento nas 16 favelas da Maré e 81 mortas. Mas sempre lembrando que nos dados do boletim De Olho no Corona!, em um canal direto com a população, são, pelo menos, 1.010 casos na Maré e 104 mortes. 

VACINA

O  Grupo Nacional Biotec da China (CNBG), que desenvolve uma das vacinas candidatas contra o coronavírus, disse que os primeiros resultados dos ensaios clínicos sugerem que a imunização seja segura e eficaz. Relatório publicado no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que estão em desenvolvimento 141 candidatas à vacina contra o vírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19, sendo que 16 delas estão na fase clínica, ou seja, sendo testadas em humanos. Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, comemora a futura produção de vacinas contra a Covid-19 que estão sendo desenvolvidas pela Universidade de Oxford na Bio-Manguinhos, laboratório da instituição. Trata-se de um investimento de R$ 693,4 milhões, e não há garantias de que o produto será eficaz. 

CAMPANHA REDES DA MARÉ NO CATARSE

A Campanha Maré Diz NÃO ao Coronavírus está com uma campanha de arrecadação de recursos financeiros pela plataforma Catarse. As doações mínimas são a partir de R$20 e doadores individuais e empresas podem ajudar. O objetivo é a compra de mais 4.000 cestas básicas para as famílias da Maré. O desafio é enorme pelas necessidades das famílias que estão sem ou com pouquíssima renda neste momento. Para contribuir, só clicar aqui.

DESINFECÇÃO DE RUAS 

Nesta semana que se inicia, a campanha fará a distribuição de álcool em gel e máscaras no Conjunto Pinheiro e Vila dos Pinheiros, além de dar continuidade na desinfecção das ruas do Conjunto Esperança. Assim, todas as ruas, becos, vielas, praças e travessas da Maré terão passado pelo processo de limpeza e todo o território da Maré estará protegido contra a propagação da Covid-19. Esta é uma ação conjunta da Redes da Maré, Comlurb e as associações de moradores das 16 favelas da Maré. Saiba mais aqui 

TOMÓGRAFO DA MARÉ

Semanas após a sua inauguração, começou a funcionar hoje, dia 29, o tomógrafo da Clínica de Família Adib Jatene, na Maré. Nesta semana, o aparelho vai atender 10 pacientes por dia. A partir de semana que vem, serão 22 pessoas por dia. O tomógrafo vai atender moradores da Maré encaminhados pelas unidades de saúde da família e também pelo sistema de regulação. Mais informações sobre a sua inauguração aqui

PLANOS TÊM QUE COBRIR TESTE PARA COVID

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu nesta segunda-feira (29) o teste sorológico para o novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União e passa a valer imediatamente. Agora, o exame pode ser feito sem custo extra, contanto que haja requisição feita por um médico. Para encaminhamento, o paciente tem que ter apresentado sintomas de quadro gripal ou síndrome respiratória e os exames vão detectar a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

LGTBQI +

Pela primeira vez na história, o Congresso Nacional, em Brasília, foi iluminado com as cores do arco-íris, que representa a diversidade e a luta contra o preconceito, em uma homenagem ao Dia do Orgulho LGBTI. A projeção ocorreu por volta das 20h por aproximadamente 15 minutos. E a Redes da Maré fez uma live ontem em celebração ao dia do orgulho LGBTQI+. Reveja nas redes sociais da Redes da Maré.

CAFÉ PRETO EM CASA

Nesta quarta-feira, 1º de julho, às 19h, acontece a segunda live do Café Preto, projeto de referência para igualdade racial da Redes da Maré! O tema “Covid-19 e Segurança Pública: Desafios e Perspectivas de Negritudes Faveladas”, será abordado pela tecedora Fernanda Viana, com mediação de Pâmela Carvalho. O encontro será no instagram.com/redesdamare.

MARÉ EM TEMPO DE CORONAVÍRUS

Já chegou o sétimo episódio do podcast Maré em Tempo de Coronavírus. Eliana Sousa destaca que andando pelo território pode parecer que a pandemia chegou ao fim, mas não podemos relaxar, pois o coronavírus não foi embora. Você pode enviar perguntas ou receber os episódios pela lista de transmissão. Basta enviar uma mensagem para (21) 97271-9410. Para ouvir todos os episódios, basta acessar aqui 

UM CLICK DA MARÉ

Todo mês acontece uma votação popular para escolher cinco autores que serão premiados e terão sua foto e texto em destaque na galeria Da Minha Janela, do projeto A Maré de Casa, Imagens da Quarentena. Para votar acesse o site, que também já está recebendo contribuição para a próxima edição. Participe!

#COLABORA NESSA MARÉ DE NOTÍCIAS

Termina amanhã, nesta terça-feira, 30 de junho, o prazo para as inscrições do Projeto #Colabora e o Maré de Notícias, que convoca profissionais de comunicação da Maré para produzirem conteúdos sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no território. Informações e inscrição em aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui