Ronda Coronavírus: Witzel prorroga medidas de isolamento até 20 de agosto

Brasil é país que lidera em número de novas mortes em 24h, segundo OMS

No dia 06 de agosto, o governador Wilson Witzel prorrogou as medidas restritivas para evitar a proliferação do novo coronavírus no estado do Rio, que nesta sexta-feira atingiu a marca de 175.969 casos confirmados e 14.028 mortes, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). No Decreto publicado no Diário Oficial, estão suspensas quaisquer atividades que envolvam aglomeração, como shows, cinemas, teatros, visitas a unidades prisionais e outros. Pontos turísticos, bares e restaurantes podem funcionar, mas respeitando o limite de 50% de sua capacidade. Confira o texto completo do Decreto aqui.

Mesmo com os apontamentos para a queda dos números de casos e mortes no estado, pelo segundo dia consecutivo o Brasil é o país que lidera em número de novas mortes confirmadas em 24h por Covid-19, segundo levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil tem hoje 2.962.442 casos e 99.572 mortes confirmadas pelo novo coronavírus, além de 50.230 novos casos nas últimas 24h, segundo o Ministério da Saúde.

Covid-19 ns favelas

As favelas do Rio tem hoje 6.098 casos confirmados e 833 mortes, entre dados oficiais e relatoria comunitária, como aponta o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro. A Maré fecha a semana com 493 casos confirmados e 90 mortos, de acordo com o painel da Prefeitura. Entre os números suspeitos e sem confirmação, são 1.055 pessoas infectadas e 33 mortes no território, segundo levantamento feito pelo 14º boletim De Olho no Corona!, que já está disponível para leitura aqui

Além de trazer dados atualizados sobre a pandemia no conjunto de favelas, o boletim chamou atenção para a situação da saúde mental da população da Maré, que sofreu com a necessidade do isolamento social ocasionado pela pandemia.

CPI das escolas

Comissão da Câmara de Vereadores do Rio concluiu que escolas municipais não têm condições de retorno às aulas devido a problemas estruturais, como falta de iluminação, de equipamentos nas cozinhas, de portas nos banheiros e outros problemas. Assim, além da questão pandêmica, a estrutura das unidades municipais impossibilita o retorno imediato de alunos.

Enquanto ainda acontece o impasse para decidir a data de retorno das aulas na rede pública de ensino do município e estado, os estudantes que podem se dedicar aos estudos continuam em casa. Já os professores têm o desafio de inovar neste novo modelo de aula virtual. 

Klaus Grunwald, morador da Baixa do Sapateiro e Professor de Educação Musical na Maré, precisou encontrar alternativas para continuar estimulando o aprendizado dos alunos durante a suspensão das aulas presenciais. O desafio foi alcançar todos estudantes que nesse momento tem acesso a internet. “O que desenvolvi durante esse período foi compartilhar muito vídeo, aplicativos com execução musical, de jogos… E com todos esses conteúdos, fui montando uma apostila”. 

Klaus precisou lidar com a instabilidade da internet de seus alunos para pensar em suas aulas

Matrículas online

A Secretaria Municipal de Educação anuncia que a partir do dia 10 de agosto será reaberto o período de pré-matrícula para transferência externa para aqueles que desejarem estudar nas escolas da rede municipal de ensino. No momento não serão feitas transferências internas. As inscrições serão realizadas apenas pelo site até o dia 31 de agosto para os segmentos Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos e Educação Especial. 

Campanha de amamentação

Para reforçar a importância do aleitamento materno, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) apoia a campanha Agosto Dourado e a Semana Mundial de Amamentação, que vai do dia 1 a 7 de agosto. Mesmo em meio à pandemia, que reforça a necessidade de se respeitar o isolamento social, as doações do Bancos de Leite Humano (BHL) se mantiveram na média, beneficiando 518 bebês que receberam doações de 408 doadoras de janeiro a julho deste ano. 

As doações podem ser feitas no BHL ou postos de coleta da cidade. Alguns bancos de leite oferecem serviço de visita domiciliar. Para mais informações, acesse o site ou ligue para o número 136.

Dicas Culturais

O final de semana promete ser de lives para acompanhar com toda a família. Nesta sexta-feira (07) Caetano Veloso irá comemorar seu aniversário de 78 anos se apresentando na Globoplay a partir das 21h30. 

No sábado, às 15h, acontece o Festival de Inverno Rio 2020, com a apresentação de Barão Vermelho, Detonautas e Raimundos no canal do YouTube do Festival. Ainda no sábado, os Novos Baianos irão se encontrar a partir das 17h30 no YouTube para fazer uma homenagem a Moraes Moreira. E no domingo, o samba está liberado! No início da tarde a apresentação começa com Xande de Pilares, que irá cantar em seu canal a partir das 14h. Na sequência, às 17h, Zeca Pagodinho irá presentear os pais com a segunda live da quarentena que o artista irá realizar em seu canal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui