Ronda Coronavírus: bairros vizinhos à Maré somam 330 casos

Maré tem 98 casos confirmados e uma clínica da família sem funcionamento nesta terça

De acordo com os dados atualizados hoje no Painel Rio Covid 19, da Prefeitura do Rio, a Maré tem 98 casos confirmados do coronavírus. O território, que é o segundo em números de casos entre as favelas do Rio de Janeiro, tem apenas 6 casos a menos que a Rocinha. A Rocinha foi a primeira favela a registrar casos, no início de abril, e fica localizada próxima a bairros que abrigam os maiores IPTUs da cidade, como Leblon, os mesmos que tiveram grande número de casos no início da pandemia. No Brasil, tivemos o pior dia da pandemia até o momento, chegando a 1.179 mortes.

Outros dados que chamam atenção é o número de casos de coronavírus confirmados nos bairros vizinhos da Maré, que atendem muitas necessidades dos moradores da região. A crescente de casos em Bonsucesso e Ramos preocupa, pois a circulação entre os bairros e os moradores da Maré é diária e constante, tendo, inclusive, linhas de vans e carros particulares entre essas regiões. Bonsucesso tem, até esta terça-feira (19), 172 casos, e Ramos 158 casos. A quantidade de mortes por Covid-19 seguem sem informação, pelo segundo dia consecutivo no painel da Prefeitura. Saiba mais no artigo do El País da Eliana Silva e Dalcio Marinho. 

Nesta terça-feira (19) a Clínica da Família Jeremias Moraes esteve fechada por falta de energia. Os moradores que buscaram atendimento foram encaminhados para a Clínica da Família Adib Jatene. A Clínica da Família Diniz Batista dos Santos, que atende o Parque União, está sem vacina contra a gripe, de acordo com informações de profissionais de saúde que preferiram não se identificar. Os moradores que vão para a clínica em busca da vacina, também foram encaminhados para a clínica Adib Jatene.

Mesmo com a sobrecarga dos atendimentos, os funcionários da clínica Adib Jatene conseguiram organizar a demanda, evitando aglomerações e isolando os pacientes que apresentam sintomas do coronavírus, como recomendado. A Clínica da Família Jeremias Moraes atende as favelas Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque Maré e não é a primeira vez que apresenta problemas com energia elétrica, que é mantida por gerador. 

Mortes durante operações policiais

Após operação ocorrida na sexta-feira no Complexo do Alemão, onde ao menos 10 pessoas foram mortas, ao longo desta terça-feira (19) houve dois casos que viralizaram nas redes sociais sobre operações policiais na região metropolitana do Rio. Um jovem de 14 anos foi baleado dentro de casa na noite de segunda-feira em meio a uma operação das Polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. A família do jovem se pronunciou nas redes sociais durante esta terça-feira (19). Também na segunda-feira (18), um jovem de 21 anos foi baleado durante operação do Bope e do Batalhão de Choque da Polícia Militar em Acari. Segundo familiares e moradores, o jovem foi torturado antes de ser levado. Seu corpo foi encontrado hoje no Instituto Médico Legal (IML). 

Na Maré, já aconteceram três operações policiais durante a pandemia do novo coronavírus. Saiba mais sobre as operações policiais na Maré durante esse período na matéria da última edição do Maré de Notícias

Medidas municipais para controle da pandemia

A Prefeitura anunciou nesta terça-feira (19) a prorrogação das medidas restritivas adotadas pelo município para o combate ao novo coronavírus na cidade do Rio por mais sete dias. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município. A Secretaria Municipal de Transportes prorrogou também, até o dia 31 de maio, a suspensão das gratuidades nos transportes públicos para os estudantes que possuem o Passe Livre Universitário e para os alunos matriculados no ensino fundamental e médio de escolas municipais.

Dica do Nenê do Zap:

A comunicação e interação, mesmo com bebês e crianças que ainda não desenvolveram por completo a habilidade de linguagem, continuam sendo importantes durante a pandemia. A dica do Nenê do Zap é não deixar a tensão e estresse deste momento que estamos vivendo atrapalhar esse processo. A troca e expressões com bebês são muito importantes para o desenvolvimento deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui