Ronda Coronavírus: MPRJ recomenda medidas mais restritivas de isolamento

Prefeitura recebe respiradores comprados na China; expectativa é que em até 10 dias hospitais estejam atendendo pacientes

Os estado do Rio de Janeiro confirmou nesta quinta-feira (14), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 19.467 casos e 2.247 óbitos por Covid-19. Desses casos, 11.264 foram confirmados na cidade do Rio, além de 1.509 óbitos. Na Maré já são 41 casos confirmados e oito óbitos, segundo Painel Rio Covid-19. 

Diante o aumento dos casos, o Ministério Público do Rio de Janeiro MPRJ) recomendou que governo do estado e prefeitura do município do Rio adotem o confinamento obrigatório (lockdown). A medida prevê que sejam paralisadas atividades não essenciais assim como a circulação de pessoas em regiões críticas, como capital e região metropolitana.

Prefeitura recebe 726 respiradores vindos da China para ampliar o número de leitos para pacientes do Covid-19. A Prefeitura do Rio estima que em até 10 dias os hospitais municipais de Campanha, no Riocentro, e Ronaldo Gazzola, em Acari, estejam em funcionamento pleno para atender pacientes. Dos 726 respiradores, 200 serão entregues ao CTI do Hospital Municipal Ronaldo Gazzola, que também contará com mais 180 leitos para a enfermaria. No Hospital Municipal de Campanha, no Riocentro, serão mais 80 respiradores, completando a montagem do CTI com 100 leitos e preparando os 400 leitos totais da enfermaria. 

Curso on-line para professores da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação lançou um curso de educação socioemocional para os professores da Rede Municipal de Ensino. As inscrições estão abertas para os 38 mil professores da rede e é uma parceria com a plataforma Vivescer, do Instituto Península. A ideia é levar, pela internet, mais equilíbrio físico, mental e emocional aos mestres que estão, neste momento, isolados em casa para conter o contágio do novo coronavírus. Para se inscrever, basta os professores acessarem o site do projeto.

Medidas para conter aglomerações

Como medida de combate à Covid-19, a Secretaria de Ordem Pública e Segurança desmontou nesta quinta-feira, 14 de maio, 18 barracas de ambulantes no entorno da Central do Brasil. Além disso, mercadorias de ambulantes foram apreendidas e um estabelecimento foi fechado. A ação conjunta fiscaliza o cumprimento do decreto que suspende o funcionamento de atividades comerciais não essenciais. 

Na Maré, a recomendação é evitar aglomerações em bares, restaurantes e comércios e circular pelas ruas apenas quando o necessário e sempre fazendo uso de máscara.

Dica do ‘Nenê do Zap”:

A dica do “Nenê do Zap” de hoje fala sobre o sentimento de posse que alguns bebês podem expressar. De acordo com o Nenê, bebês e crianças da primeira infância de fato tem dificuldade de dividir coisas e levam um tempo para aprender isso na relação com os adultos e outras crianças. A dica para os familiares e cuidadores é reconhecer e aprender a lidar com tudo isso, mesmo que seja cansativo. No fim, o aprendizado é sempre gratificante. Quer receber mais dicas do Nenê? É só mandar um “oi” no zap (11) 997438964.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui