Ícone do site Maré de Notícias Online | Portal de notícias da Maré

Enem: isenção da taxa de inscrição já pode ser solicitada

Foto: divulgação

O prazo para pedir gratuidade na inscrição do Enem 2023 vai até sexta (28/4). O exame acontece nos dias 5 e 12/11.

Beatriz Amat (*)

Está aberto o período de pedido de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Para ter o direito à gratuidade, o interessado em ingressar numa universidade pública do país deverá cumprir pelo menos um dos requisitos:

Justificativa de ausência

Os participantes que tiveram gratuidade em 2022 e não compareceram aos dois dias de prova devem justificar a ausência para pedir a gratuidade nesta edição. As justificativas aceitas são: assalto, furto, acidente de trânsito, casamento, união estável e morte na família. 

O documento que comprove o motivo da ausência deve ser legível, datado e assinado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não irá aceitar autodeclarações feitas pelo participante, ou por seus pais e responsáveis. 

Como se inscrever

Para pedir a isenção da inscrição e justificar a ausência da edição passada, o participante deverá criar um cadastro e senha de acesso na Página do Participante, no site do Governo Federal e solicitar o requerimento até 28 de abril. 

O resultado de isenção está previsto para sair em 8 de maio, e os candidatos que tiverem seu pedido negado poderão recorrer até dia 12 do mesmo mês.

Vestibular

Os interessados em realizar o Enem 2023 devem se inscrever na prova entre os dias 5 e 16 de junho. Todos os candidatos precisam se inscrever, e os estudantes que não tiverem seu pedido de isenção aceito, ou não forem beneficiários da gratuidade, precisam pagar a taxa de inscrição. Na edição passada, de 2022, foi de 85 reais.

As provas acontecerão nos dias 5 e 12 de dezembro. No primeiro domingo, as questões são sobre Linguagens, Códigos e Ciências Humanas, além da redação; e no domingo seguinte, são de Ciências da Natureza e Matemática. 

O resultado do exame poderá ser utilizado para ingressar em universidades brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em processos seletivos de instituições de Portugal que aceitem o convênio com o Inep. A nota do vestibular também pode ser aproveitada em auxílios governamentais estudantis, como Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Algumas faculdades particulares também utilizam a nota do Enem para a efetivação de matrículas.

Faculdades e universidades públicas no Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, é possível ingressar com a nota do Enem nas seguintes instituições:

Nota do Enem para fora do Brasil

Muita gente não sabe que o desempenho nas provas pode ser usado, também, por universidades estrangeiras. Na Europa, diversas instituições aceitam a nota do Enem como parte do ingresso em seu quadro discente. A maior parte delas está situada em Portugal e Reino Unido. Porém, cada instituição tem seus métodos para admissão, portanto, o interessado deve entrar nos respectivos sites para verificar os detalhes.

REINO UNIDO:

PORTUGAL

Assim como no Reino Unido, as universidades portuguesas adotam critérios diferentes para admissão de alunos estrangeiros. Atualmente, 34 instituições lusitanas incluem as notas do Enem como parte do ingresso. Veja as principais:

Veja a lista completa de instituições portuguesas:

(*) Beatriz Amat é estudante universitária vinculada ao projeto de extensão Laboratório Conexão UFRJ, uma parceria entre o Maré de Notícias e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Sair da versão mobile