Da ancestralidade à expressão pessoal, o caminho de uma visionária
“É necessário sempre acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite e você, truta, é imbatível” canta Racionais na música “A vida é um desafio” de 2002. Não desistir dos seus sonhos talvez seja o ingrediente principal para fazer os cremes e perfumes para cabelos crespos da Bell Máx: uma criação da petropolitana Rayane Carvalho, de 33 anos, moradora da Nova Holanda aqui na Maré. Fã de Racionais, a empreendedora busca, com seus produtos aumentar a autoestima, reforçar a beleza das crianças e o empoderamento de mulheres negras.
“Trabalhar a autoestima das crianças prepara elas para o mundo” afirma Rayane. Ela aprendeu a fazer seu produto com sua avó, e com o tempo entendeu os cuidados com o cabelo com as ligações com as raízes africanas e usando conhecimentos de ciência ancestral negra depois de vários testes feitos em casa, encontrou a fórmula certa para seus cremes. “Minha vó tinha misturas dela que faziam o cabelo ficar mais hidratado. Quando eu era criança eu sofria muito bullying por causa do meu cabelo, os meninos colocavam chiclete, faziam deboche e eu ficava triste pensando ‘por que meu cabelo é assim?’ “ relembra.
Apenas há alguns anos a empreendedora passou a reconhecer sua própria beleza. Seu empoderamento é fruto dos aprendizados em rodas de samba e grupos de estudo promovidos pela comunidade preta de estudos africanos, Kubata. Rayane também faz parte da roda “Samba de kubata”. “Imagina se a gente cria essas crianças assim, como elas vão ser quando crescer? É muito mais difícil alguém desanimar a gente quando sabemos do nosso valor”. No início, Rayane cuidava apenas do cabelo de parentes, depois passou a expandir seus atendimentos.
Hoje, toda a renda da empresária é fruto dos cremes e perfumes de cabelo e os atendimentos. O valor mínimo do tratamento com os cremes da Bell Max é R$50, o perfume para os cabelos custa R$25. Rayane atende as clientes na laje do prédio onde mora, faz atendimentos também a domicílio e envia os produtos para todo o Brasil.
Futuramente ela sonha em ter seu próprio salão e poder ensinar outras profissionais de beleza e com isso multiplicar os atendimentos gratuitos e o empoderamento das crianças negras. Além disso, quer poder ajudar sua família que mora em Petrópolis, mas com brilho no olhar conta do orgulho que sua mãe sente, aliás, uma curiosidade: O nome da marca é uma homenagem a sua mãe que se chama Izabel.
Sobre a fórmula secreta, ela conta que está sendo ajudada para registrar sua marca. Levou seu trabalho para a Expo Favela, uma feira de empreendedorismo favelado que acontece em várias cidades no Brasil, através desta oportunidade fez parcerias e foi mostrar seu trabalho em outros lugares. Na Expo Favela, Rayane conheceu o rapper Edi Rock do Racionais, e mostrou sua marca: “ele falou para mim ‘não desiste não, parabéns negrona!’ realizei meu sonho! Agora só falta o Mano Brown “, finaliza.