Ícone do site Maré de Notícias Online | Portal de notícias da Maré

Gato de Bonsucesso se garante na Série Bronze

Escola de samba da Nova Holanda comemora feito de união dos moradores que afastou rebaixamento

Por Hélio Euclides

Foram dois anos longe do carnaval carioca, mas com a confiança dos moradores, a escola passou pela avaliação em 2022 e neste ano se garantiu na Série Bronze, antigos grupos C e D. A apuração ocorreu na tarde de terça-feira (28), na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira. Considerada a competição mais acirrada na cidade, onde 22 escolas disputam apenas cinco vagas para a Série Prata, a escola de samba Gato de Bonsucesso não se arrepiou e pulou na avenida. 

Inaugurando a “Nova Intendente”, Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, o Gato de Bonsucesso defendeu na madrugada de 20 de fevereiro com o enredo “Fé move a Maré do meu destino”. Jackson Fonseca, diretor jurídico e financeiro da escola, comemorou a permanência no grupo, pois foi um carnaval de superação dos problemas. “As dificuldades foram tremendas, principalmente por não receber a subvenção, verba que ajuda nos custeios vindo da Prefeitura. Colocamos o carnaval na rua graças a comerciantes e os próprios componentes”, explica.

Quando uma escola de samba sobe para um outro grupo, espera-se que no ano seguinte ela seja rebaixada, num efeito ioiô. Pela permanência, a diretoria estava em festa. “Os destaques foram a mobilização que foi feita e conseguimos trazer de volta os moradores para a escola e manter o resgate do local. Não posso esquecer da luta de todos os componentes para defender o pavilhão e não deixar o samba morrer. Todos estão de parabéns”, afirma. 

Além de Jackson, os outros representantes que tiveram na apuração foram Luciano Flausino e Altair Diniz, ambos compositores, e Karol Vieira, escolhida pela revista especializada em carnaval, Explosão In Samba, como a melhor rainha de bateria da Série Bronze. 

Resultado final

A Série Bronze é disputada entre 22 escolas, em duas noites, como dois campeonatos paralelos, em que são escolhidas as piores e as melhores de cada dia de apresentações. O Gato de Bonsucesso alcançou 264,9 pontos, ficando com a oitava posição do primeiro dia de festa. No resultado final ficou na 17ª colocação.

Na competição da Série Bronze sobem cinco escolas para a Série Prata, a campeã, a vice-campeã de cada dia e a última vaga fica com a melhor 3ª colocada. As duas escolas que tiveram as menores pontuações, por noite, são desfiliadas da Superliga Carnavalesca do Brasil e ficam dois anos seguidos fora do Carnaval.

A Flamanguaça conquistou o título da Série Bronze do carnaval do Rio de Janeiro, com 269,1 pontos, seguido da Concentra Imperial, com 267. Elas sobem como as melhores dos desfiles de terça-feira. Tubarão de Mesquita, com 268, 3 pontos e Unidos da Barra da Tijuca, com 268,2, também foram promovidas como as melhores de segunda-feira. A derradeira vaga ficou com Feitiço Carioca, com 267,3 pontos, sendo a terceira melhor no ranking

Estão rebaixadas a Unidos de Vila Kennedy, com 263,1 pontos e Unidos de Manguinhos, com 261,4, como as piores colocadas de segunda-feira e Unidos do Cabral, com 261,2, e Império de Petrópolis, esta última não pontuou pois se ausentou do desfile, ambas foram as piores colocadas de terça-feira.

Os corações dos mareense ainda vão bater como um tamborim de emoção. O motivo é que ainda tem apuração para esta quinta-feira (02). A Liga Independente Verdadeira Raízes das Escolas de Samba (Livres) realiza o evento final do carnaval carioca do Grupo B, que reúne dez agremiações, entre elas, Tradição, Vizinha Faladeira e Siri de Ramos. Até o fechamento da reportagem não havia divulgação de local da apuração.

Sair da versão mobile