Ícone do site Maré de Notícias Online | Portal de notícias da Maré

Nova Carteira Nacional de Identidade: saiba como tirar e o que mudou

Apesar de ser recomendado solicitar o novo documento o quanto antes, o RG só perde a validade em 2032

O Detran-RJ iniciou a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CNI), que substituirá o antigo RG. Apesar de ser recomendado solicitar o novo documento o quanto antes, o RG só perde a validade em 2032. Entenda mais abaixo.

A Carteira de Identidade Nacional segue a Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula (PT), que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. A nova carteira passa a ser obrigatória a partir de 28 de fevereiro 2032 quando a antiga deixará de ser válido.

Para solicitar a CNI, é necessário agendar um atendimento no site do Detran-RJ e comparecer ao posto escolhido com a certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. A emissão do novo documento é gratuita.

O que mudou?

A CNI possui recursos de segurança avançados, como QR Code, que permite a verificação de autenticidade. O objetivo da nova identidade é simplificar a vida do cidadão, reduzindo a quantidade de documentos que precisa portar. Além disso, a unificação com o CPF visa minimizar fraudes e inconsistências cadastrais.

O novo documento também conta com informações adicionais, como nome social e filiação, proporcionando maior inclusão e reconhecimento da diversidade. 

Informações opcionais

Segundo o site do Detran RJ, outras informações opcionais podem constar na carteira. Basta apenas que o requerente apresente o documento original ou cópia autenticada da lista abaixo: 

Sair da versão mobile