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Pandemia muda rotina do planeta

Serviços se adaptam para favorecer o isolamento social das pessoas

Hélio Euclides

Atchim. Saúde! O costume de desejar saúde a quem espirra, feito quase que de forma automática por algumas pessoas, é uma realidade na maior parte do mundo. Só que agora, época de novo coronavírus, o espirro precisa de mais cuidado. Porque, ele, seguido de tosse seca, dificuldades para respirar e febre pode sinalizar que você esteja com a COVID-19, doença causada pelo coronavírus. Por isso, todo cuidado é pouco a quarentena, o isolamento social, é indispensável para a melhora. O isolamento diminui o contágio do vírus. Muitas pessoas sequer sentem que estão contaminadas e transmitem o vírus de forma assintomática. Em especial crianças podem transmitir para os mais velhos, e estes, com mais chances de agravamento na doença. 

É importante destacar que o novo coronavírus pode se parecer com gripes e alergias, então é importante saber quais são esses sintomas antes de se deslocar para uma unidade de saúde. A orientação para quem sentir sintomas como febre alta por mais de 2 dias seguidos  e falta de ar severa é buscar as Clínicas da Família, as UPAs ou Centros de Emergência Regionais. O conjunto de favelas da Maré é atendido por 42 equipes de Saúde da Família, distribuídas em quatro clínicas da família e três centros municipais de saúde. 

No momento, as equipes da Maré estão reduzidas, com dois médicos por unidade, dois enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e seis agentes de saúde. O que já era preocupante e agora se faz necessário para garantir o atendimento da população das favelas durante a pandemia. Diante da redução de equipe, as escalas entre os profissionais são diárias, sempre com um médico e um enfermeiro para o atendimento à população. Os profissionais competentes para avaliação dos casos são médicos e enfermeiros, que darão as orientações necessárias para o cuidado do paciente.

Joelma Sousa, coordenadora da Equipe Social da Redes da Maré e moradora da favela Nova Holanda, vê preocupações na atenção primária na Maré. “Ocorreu a mudança da gestão, com trocas das organizações sociais, em pleno momento em que o mundo já sentia o problema do coronavírus. Com a pandemia, ainda há o cancelamento de consultas. Então como ficou esses pacientes? Somado a isso, não houve uma capacitação para o enfrentamento do COVID-19 na atenção primária, o que dificulta até o acesso à informação”, conta. Ela acredita que a saúde passa por uma precarização e que não está preparada para acontecimentos como surto de vírus. 

“A pandemia chega ao Brasil e pega as equipes completamente reduzidas, com falta insumos. Isso dá um impacto no atendimento à população”, comenta. Joelma critica a não realização dos testes em todos os casos suspeitos. “Só são realizados na internação, daí que saem os casos confirmados. Não dá para fazer um mapeamento, pois o que surge são muitos casos suspeitos, não confirmados”, conclui.

As unidades de atenção primárias estão priorizando o acolhimento aos casos suspeitos de COVID-19 e acompanhamento online dos casos que estão em quarentena em casa. Os casos desses pacientes e os das UPAs serão notificados ao sistema de vigilância. O contato da Vigilância em Saúde para dúvidas e orientações está disponível no site subpav.org/ondeseratendido e o telefone de contato da vigilância sanitária é 2573 -7934, falar com Janaina ou Doutor Otto.

Outra questão é que os pacientes que fazem parte de grupo de risco terão prioridade no atendimento, são eles: maiores de 60 anos e paciente com tuberculose, gestantes no último mês de gestação, hipertensos e diabéticos descompensados. Lembrando que os testes do COVID-19 estão sendo realizados apenas nos hospitais de referências e para casos graves de internação.

Um instrumento nessa guerra contra a doença foi lançado pelo Ministério da Saúde. O app Coronavírus-SUS tem o objetivo de conscientizar a população sobre o Coronavírus COVID-19, para isso o aplicativo conta com informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção: http://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_br. Outra forma de conseguir informações é pelo Disque Saúde: 136.

Como fica a vida em casa?

Os cariocas neste período de pandemia encontram mudanças no cotidiano, com decretos municipais e estaduais adotados para que pessoas não saiam de casa. Espaços de lazer, shopping, praias, fronteiras e até comércios estão sendo fechados, o que deixa ruas vazias. Com carro de som e outros artifícios, lideranças das favelas tentam conscientizar os moradores que ficar em casa é o melhor lugar para a prevenção. 

Confira como ficam alguns serviços:

Divisão de Limpeza da Comlurb na Maré – Rua Teixeira Ribeiro. S/N – Nova Holanda. A Comlurb cancelou por tempo indeterminado o atendimento presencial ao público. Todos as solicitações, porém, continuam sendo feitas e atendidas pela Central de Atendimento da Prefeitura pelo 1746. O combate aos vetores, incluindo roedores e caramujos africanos, será realizado apenas nas áreas externas, a equipe não entrará nas residências e imóveis. A coleta domiciliar normal.

Núcleo Maré da Cedae – Rua Teixeira Ribeiro, S/N – Nova Holanda. A Cedae informa a suspensão do atendimento nas agências comerciais da companhia em todo o Estado do Rio de Janeiro. Vale lembrar que as atividades operacionais e de manutenção da Companhia estão ocorrendo normalmente. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone: 0800-282-1195.

Detran Maré – Rua Principal, S/N – Baixa do Sapateiro / Rua Teixeira Ribeiro, 629 – Loja 4/5 – Parque Maré. Estão sendo feitos ainda os serviços de emissão de segunda via da Carteira de Identidade e da Habilitação. O atendimento é feito apenas em pontos pré-selecionados. Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para o atendimento pelo número 3460-4040 ou 3460-4041.

Casas Lotéricas: A Caixa Econômica informa que as unidades estão autorizadas a fechar ou adequar seu horário. Cada uma lotérica deve afixar comunicado orientando os clientes sobre o novo horário. Nas unidades que se mantém abertas, os clientes estão orientados a manter uma distância mínima de um metro. Os bancos vão ter horários. A Caixa Econômica disponibiliza o canal de comunicação, pelo WhatsApp: 0800-726-8068, para evitar aglomerações nas suas agências. Lembrando que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou lei que proíbe a interrupção de serviços essenciais, como água, gás e energia elétrica, por falta de pagamento e permite ainda o parcelamento das contas após o período de contingenciamento da doença no Rio. Por isso, nada de aglomeração nesses locais.

30ª Região Administrativa – Rua Principal, S/N – Baixa do Sapateiro. Funcionamento em horário reduzido, das 9h às 13h.

Unidades de Saúde da Maré:

Clínica da Família Jeremias Morais da Silva

Clínica da Família Diniz Batista dos Santos

Clínica da Família Adib Jatene

Clínica da Família Augusto Boal

CMS Américo Veloso

CMS Vila do João

CMS João Cândido

Unidade de Pronto Atendimento UPA

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