Cria da Maré, a escritora Adriana Kairos dedica sua vida à educação e à literatura.
“Estudar é um ato político”
A professora de 45 anos luta para tornar a educação e a literatura acessível a quem vem da classe trabalhadora, da favela.
Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2020, o Brasil ainda possui 11 milhões de analfabetos.
Para Adriana, essa questão vai além da falta de estudos, envolve também muito preconceito.
“Existe a questão social, a falta de escolas e de professores, mas observei que outros, como eu, tinham problemas com o aprendizado, queriam aprender mas não conseguiam,”
afirma Adriana Kairos
KAIROS: O MOMENTO CERTO
Kairos é uma palavra de origem grega, que significa "momento certo" ou "oportuno", que se refere à uma antiga noção que os gregos tinham do tempo, a partir do deus grego de mesmo nome.
Adriana escolheu um sobrenome que viria a combinar com toda sua trajetória. Foi mãe aos 17, terminou o ensino médio aos 30, ingressou na universidade aos 32. Para ela, o tempo não é linear.
A professora escreve desde os 10 anos de idade. Por isso, seu próximo projeto é o Curso Eu Escritor – Da Escrita, a Preparação de Originais e a Publicação.
O projeto precisou ser adiado para janeiro de 2022 devido ao agravamento na retinopatia diabética de Adriana, que causou uma perda acentuada de visão. Kairos novamente: paciência pro momento certo.
SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE ADRIANA KAIROS NO SITE DO MARÉ DE NOTÍCIAS!>>>>>>>>>