eu sou da maré

‘’Quando eu era moleque na Maré, muita gente tinha medo de falar que morava nela, porque o estigma sobre favelado era e continua sendo muito forte. Hoje, o morador perdeu um pouco disso.’’

Edson Diniz, historiador.

Um dos elementos que ampliam os ganhos nesse processo é a discussão de integração do território à cidade, promovida pela geração de jovens que debatem os problemas das comunidades, ressignificando o lugar da carência.

Algumas dessas pessoas fazem parte do contexto político, como a deputada estadual do PSOL Renata Souza e a vereadora Marielle Franco, esta última morta brutalmente em 2018.

‘’Os moradores da Maré vêem algumas de suas demandas sendo atendidas graças à sociedade. Em 12 anos, aprofundamos o processo de mobilização comunitária que já existia desde a década de 1970; quanto às políticas públicas, porém, não avançamos. É nesse lugar, do acesso, que reconhecemos a efetivação dos direitos.’’

Eliana Sousa, diretora-fundadora do Maré de Notícias e da Redes da Maré.

Como o Estado não assume nem implementa políticas para transformações necessárias, a sociedade civil foi responsável pela maioria dos avanços no território. É o caso de eventos como a Marcha da Maré e, recentemente, o #VacinaMaré, mobilização organizada pela Redes da Maré com a ajuda da Fiocruz.

‘’Todos os processos que envolvem uma mobilização de moradores — seja na Maré, na Rocinha ou no Alemão — são problemas de uma cidade que é desigual. Temos que lutar por uma igualdade de acesso aos direitos; são movimentos importantes para enfrentar as desigualdades.’’

Eliana Sousa, diretora-fundadora do Maré de Notícias e da Redes da Maré.

Com o passar dos anos, reconhecemos que os problemas estruturais são reflexo da ausência de políticas públicas, e não de responsabilidade dos moradores.

‘’O fato é que, para isso, precisamos estar juntos. Os moradores precisam participar desse processo’’ 

Shirley Rosendo, moradora da Maré.

A Ação Civil Pública da Maré que determina ações de proteção aos moradores durante as operações policiais é fruto de mobilização dos moradores da Maré.

MARÉ ONLINE