Eliana Sousa, fundadora e diretora da Redes da Maré, recebeu pela segunda vez a maior honraria do Estado do Rio de Janeiro: A Medalha Tiradentes.
Desta vez o pedido foi feito pela deputada estadual Renata Souza para reafirmar a relevância dos serviços realizados no Conjunto de Favelas da Maré.
Também recebeu a honraria junto com a Eliana, a presidente da Fiocruz Nísia Trindade Lima, pela atuação da Fundação Oswaldo Cruz durante a pandemia da COVID-19. Nísia é a primeira mulher a comandar a instituição em 116 anos de história.
Familiares e personagens que ainda na década de 80 foram mobilizadores em causas junto à diretora da ONG Redes da Maré estiveram presentes na cerimônia.
“Nunca esqueça das suas origens. Daquilo que te transformou no que és hoje.”
Eliana Silva Sousa.
A indicação da fundadora da Redes da Maré, pela deputada mareense Renata Souza, foi aprovada em unanimidade pela Assembleia Legislativa.
“Uma honra poder homenagear a Eliana e toda a sua luta pela dignidade humana nas favelas.”
Renata Souza, deputada estadual.
A cerimônia aconteceu no dia 16 de maio de 2022 no Centro de Artes da Maré e contou com a presença de Valcler Rangel, médico sanitarista e Gestor do projeto Conexão Saúde – De Olho na Covid, da FioCruz.
Também estiveram presentes Denise Pires, reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Miriam Krenzinger, presidente do Núcleo Políticasde Prevenção de Violências e Educação em Direitos Humanos daUFRJ.