É #FakeNews que morador do Morro do Timbau, na Maré, contraiu Covid-19 e está circulando, colocando em risco a saúde dos demais moradores

Os veículos de notícias estão trabalhando diariamente para reportar informações verdadeiras e combater as falsas; veja dicas para checar a veracidade de notícias

Flávia Veloso

Nos últimos dias, circulou em grupos de WhatsApp que um morador da Rua Meireles, no Morro do Timbau, havia contraído Covid-19 e estava circulando constantemente pelas ruas, usando máscara e luvas, colocando a saúde dos mareenses em risco. De fato, esse morador apresentou sintomas e procurou uma Unidade de Pronto Atendimento, para receber orientações. Por estar com sintomas do novo coronavírus, ele foi orientado a fazer quarentena, e desde então o morador está cumprindo corretamente a orientação. Até o momento, o único caso confirmado em favelas cariocas é o de um morador da Cidade de Deus.

É muito importante que a população tome todos os cuidados para não compartilhar fake news, principalmente em um momento de crise na Saúde. Os veículos da grande mídia, portais de comunicação de favelas e agências de checagem de fatos têm trabalhado diariamente para divulgar informações verdadeiras e combater as falsas sobre o novo coronavírus.

DESCONFIE PARA NÃO DESINFORMAR

Quando receber uma notícia ou informação, confira qual veículo está reportando. Se você não reconhecer, faça uma busca no Google, e procure saber se outros sites conhecidos e confiáveis estão corroborando ou não aquilo. Caso a dúvida permaneça, é melhor não compartilhar. A intenção pode ser a de ajudar seus amigos e familiares, mas a consequência pode ser o contrário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui