Governo do estado do Rio divulga informações sobre serviços

O Governo do Estado cria medidas para conter transmissão e prestação de serviços públicos

Flávia Veloso

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), registrou 233 casos de infecção em todo o estado (atualizado na noite de 23/03). No município carioca são 212 casos, dez em Niterói, três em Petrópolis e em São Gonçalo e Barra Mansa, Guapimirim e Miguel Pereira registraram um caso cada. As quatro mortes confirmadas ocorreram em Petrópolis, Miguel Pereira, Niterói e Rio de Janeiro até a noite do dia 23..

Colégios estaduais e eventos

Durante 15 dias, a partir da publicação do Decreto de 17 de março, estão suspensas aulas dos colégios estaduais, jogos de futebol, comícios e passeatas, cinemas e teatros, shows, eventos fechados ou ao ar livre, feiras e eventos científicos e visitação prisional e de pacientes diagnosticados com a infecção.

Voluntários da saúde contra o novo coronavírus

Os médicos, profissionais e estudantes da área da saúde que desejarem ser voluntários na assistência de pacientes infectados em todo o estado podem se inscrever pelo site voluntarioscoronavirus.rj.gov.br.

Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN)

Somente casos emergenciais serão atendidos pelo DETRAN. Na área de veículos, o primeiro emplacamento deve ser agendado on-line. A segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV) não necessita de agendamento. Confira os postos de atendimento no site do DETRAN.

Quem precisa de segunda via de Identidade e Habilitação deve agendar pelos seguintes telefones: (21) 3460-4040 ou 3460-4041 (para a Região Metropolitana) e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 (para o interior).

A renovação da Carteira de Habilitação foi prorrogada por 30 dias, e os exames de habilitação que estavam marcados para entre 16 e 30/03 foram remarcados para entre 6 e 20/4.

Mais informações em detran.rj.gov.br.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE)

Pela segurança da saúde dos funcionários, a CEDAE suspendeu por 15 dias (a partir de 18/03) os atendimentos nas agências comerciais. Os serviços de rua (como vazamento, falta d’água e manutenções) e de atendimento ao cliente (como segunda via e consulta de últimas contas) continuam sendo prestados.

Para mais informações, ligue 0800-2821195 e acesse cedae.com.br.

Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO)

Estão proibidos de transitar entre Região Metropolitana e os demais municípios do Rio os veículos de modalidades regular, fretamento e complementar por 15 dias ou até que o Decreto seja revogado.

Aqueles que compraram passagens para os demais municípios, serão ressarcidos pelas empresas de ônibus.

Confira no site do DETRO os canais de atendimento: detro.rj.gov.br.

Comprovação Anual de Vida

A Prova de Vida anual está suspensa para aposentados e pensionistas do Estado.

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (PMERJ)

Em vários municípios, viaturas e agentes a pé estão percorrendo áreas de maior concentração de pessoa, alertando para que evitem aglomerações e orientando ficar em casa.

Demais Secretarias

A preferência é que os atendimentos ao público sejam feitos remotamente, por telefone ou internet. Confira no site os contatos das Secretarias do estado: http://www.rj.gov.br/Secretarias.aspx.

Aulas à distância para estudantes do estado

A Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) firmou parceria com o Google para disponibilizar uma plataforma de estudo à distância. O acesso à internet será disponibilizado gratuitamente, para que os estudantes possam acessar. Em breve, a SEEDUC dará mais informações sobre o acesso à plataforma. 

Combatendo fake news e mitos

O Ministério da Saúde criou um site disponibilizando à população informações oficiais sobre o novo coronavírus, como prevenção, orientações e sintomas. Confira em: https://coronavirus.saude.gov.br/

Proteja-se!

Principais recomendações

  • Lave frequentemente as mãos, especialmente após tossir ou espirrar
  • Utilize lenço descartável para higiene pessoal
  • Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Utilize álcool em gel nas mãos apenas se estiver na rua

Combate aos mitos

  • Chás ou enxaguante bucal não têm o poder de eliminar o vírus
  • Produtos vindos da China não transmitem COVID-19
  • Não há semelhanças entre o coronavírus e o HIV
  • Vitaminas não previnem coronavírus
  • O vírus não é eliminado ao lavar o nariz com soro fisiológico
  • Bebidas alcoólicas destiladas não são eficazes contra o COVID-19
  • Vinagre não é mais eficaz que álcool em gel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui