Ronda Coronavírus: Covid-19 avança no Rio de Janeiro

Secretaria da Saúde confirma 233 casos e 4 mortes. Maré ainda não testa positivo para Covid-19 e tem 1 caso suspeito

Ainda não há registro oficial de pessoa contagiada pelo novo coronavírus na Maré. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), já passam de 230 os casos no Rio de Janeiro. Prefeito determina fechamento do comércio na cidade e ainda há incertezas sobre situação na Maré. Mobilizações de coletivos e organizações locais seguem desenvolvendo campanhas de conscientização e se preparam para cenários piores nas próximas semanas.

Até o fim desta segunda-feira, 23 de março, 11 dias após a confirmação da contaminação comunitária no Rio de Janeiro, a SES ainda não registrou nenhum teste positivo para o novo coronavírus. Há, porém, um caso suspeito. Este caso soma-se a outros 60 em favelas do Rio, segundo Secretaria de Saúde.

A rotina na Maré já sofreu algumas alterações, como o fechamento das escolas e equipamentos religiosos. Porém mesmo com a determinação do prefeito Marcelo Crivella, de fechamento obrigatório do comércio da cidade a partir do primeiro minuto da próxima terça-feira, dia 24, moradores desacreditam que o mesmo seguirá na Maré: “infelizmente as pessoas, os comerciantes, contam com isso. Não acredito que fechem”, comenta comerciante da Vila do Pinheiro que preferiu não se identificar. 

Moradores sinalizam que ainda há muitas pessoas nas ruas. A Redes da Maré realizou nesta segunda-feira uma reunião com às organizações locais Luta pela Paz, DataLabe, Uere e Observatório de Favelas com o objetivo de alinhar ações e pensar estratégias conjuntas para o território. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui