Maré de Notícias participa de um dos mais importantes congressos de jornalismo do País

0
173

A convite, Dani Moura, coordenadora de comunicação da Redes da Maré, palestrou sobre os desafios de falar sobre segurança pública no jornalismo comunitário

Thaynara Santos

 “Segurança pública sob o olhar local: lições e desafios” foi o tema da mesa integrada pelos jornalistas Anabela Paiva (Observatório da Intervenção do Centro de Estudos de Segurança Pública), Thiago Paiva (autônomo) e Dani Moura (Redes da Maré), realizada no 14° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

O evento, um dos mais importantes na área de jornalismo no País, é promovido Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e foi realizado entre os dias 27 e 29 de junho, em São Paulo. Dani Moura, coordenadora de Comunicação da Redes da Maré, foi convidada a palestrar no evento e, assim, compartilhar sua experiência à frente de um dos maiores jornais comunitários do Brasil.

Mudando a narrativa das grandes mídias

No primeiro dia de atividades do congresso, numa sala cheia de estudantes, comunicadores e pesquisadores, Dani Moura falou sobre o trabalho desenvolvido no jornal Maré de Notícias e no portal Maré de Notícias Online – veículos que têm servido de fonte para a grande mídia quando o assunto é segurança pública e questões relacionadas à Maré e a territórios favelados. “Tudo o que queremos é que a mídia olhe pela ótica do morador. Veja pelo outro lado. Nosso objetivo é que haja uma mudança na narrativa e na cobertura que os jornalistas fazem sobre a favela. É isso que a gente busca e tem conquistado”, explica.

Na ocasião, Dani Moura mostrou exemplos de reportagens onde a narrativa sobre segurança pública em operações policias mudou conforme incidência do Maré de Notícias. Ela falou ainda sobre a atuação dos projetos do Eixo Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, tais como: a coleta de dados do De Olho na Maré e os serviços sóciojurídicos oferecidos pelo Maré de Direitos que ajudam na apuração das reportagens do Maré de Notícias.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui