Outro nome, mesma alegria

Siri de Ramos © DouglasLopes

Escolas de samba da Maré driblam dificuldades com muita criatividade

Maré de Notícias #97 – fevereiro de 2019

Por: Hélio Euclides

A grande novidade deste ano no Carnaval da Maré são os novos nomes das Escolas de Samba. O Gato de Bonsucesso, que no passado ficou consagrado como Mataram meu Gato, passa a se chamar Acadêmicos da Maré. O tradicional Boca de Siri deu uma repaginada e adotou o nome Siri de Ramos. Essa inovação motiva, ainda mais, as agremiações a superarem os obstáculos, com muita garra e samba no pé. “Só boto Carnaval para ganhar, respeitando as coirmãs”, empolga-se Edivaldo Pereira, o popular Vadão, presidente da Siri. A Escola desfila pelo Grupo B, com 900 integrantes, 19 alas e quatro carros alegóricos.

A Escola de Samba Gato de Bonsucesso ficou em penúltimo lugar no Grupo E, em 2018. Pela regra, ficaria dois anos suspensa, não podendo desfilar nesse período. Uma das soluções para não abandonar os desfiles foi rebatizar a Escola: surgia a Acadêmicos da Maré. Este ano, a Escola tomou a decisão de não desfilar e se estruturar para 2020. “Queremos fortalecer os ensaios dos ritmistas. Outro ponto importante é a criação de um projeto de formação de mestres-salas e porta-bandeiras”, explica Alexandre Feijão, vice-presidente.

Blocos revivem antigos carnavais

Pelas ruas da favela, alguns blocos empolgam moradores, entre eles o Gargalo da Vila e o Se Benze que Dá. O Gargalo da Vila desfila pelas ruas da Vila do João há 17 anos. “É uma emoção que não tem dinheiro que pague. Não fazemos Carnaval para turista e, sim, para a comunidade”, conta Marco Antonio, fundador do Bloco, conhecido como Marquinho Gargalo.

O Se Benze que Dá surgiu em 2005, para questionar a ausência do direito de ir e vir do morador. “Seguimos na linha de levantar a bandeira do direito de ir e vir e da luta pela vida”, diz a integrante Mariluci Nascimento.

Agenda da folia na Maré

Siri de Ramos: desfila na terça-feira de Carnaval, dia 5, por volta das 21h, na Avenida Intendente Magalhães, em Madureira.  Ensaios de bateria, todas as quartas-feiras, às 20h. Ensaios técnicos serão realizados nos dias 3, 19 e 17, próximo à Concessionária Guanabara Diesel (Avenida Brasil, 8255), a partir das 16h. A Escola realiza, ainda, a festa Siri Folia, no dia 24 de fevereiro, com a presença de Dudu Nobre. O abadá custa R$ 70 e dá direito à cerveja, refrigerante, caldo e água. A festa vai das 14h às 20h, na quadra da Escola, que fica na Rua Mascarenhas de Moraes, nº 10, Roquete Pinto.

Acadêmicos da Maré: ensaios às terças-feiras, 20h, na quadra da Escola (Rua São Jorge, S/nº, Nova Holanda).

Gargalo da Vila: desfila no domingo de Carnaval, 3. Concentração na Rua Onze, às 15h.

Se Benze que Dá: até o fechamento desta Edição, o Bloco ainda não havia divulgado informações sobre horário e local de concentração.Costuma desfilar um sábado antes e um depois do Carnaval.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui