“Outubro Rosa”: prevenção, diagnóstico e tratamento

Campanha tem como objetivo orientar sobre a saúde da mulher e conscientizar sobre a importância do autocuidado

Thaynara Santos

No Rio de Janeiro, clínicas da família e os centros municipais promovem ações durante todo o mês de outubro com objetivo de levar orientações sobre saúde da mulher e conscientizar sobre a importância do autocuidado. A Secretaria Municipal de Saúde informou que exames preventivos, debates sobre alimentação saudável, planejamento familiar, empoderamento feminino, e rodas de conversa sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero são algumas das atividades previstas na programação.

A morte por câncer de mama está ligada principalmente ao diagnóstico tardio e ao tratamento inadequado. O objetivo é diagnosticar o câncer o mais precocemente possível, ainda nos estágios iniciais da doença, quando o tratamento é mais efetivo. Os endereços e telefones das unidades de saúde do município que oferecem as atividades do “Outubro Rosa” estão no site da prefeitura

Um mal que não escolhe gênero

O câncer de mama também atinge homens. O gênero masculino representa 1% do total de casos da doença. Ano passado, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde estimaram mais de 59 mil casos de câncer de mama em mulheres no Brasil, representando cerca de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, somente no Brasil. A doença é mais comum em mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento para o câncer de mama.

O Ministério da Saúde alerta que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e a doença pode evoluir de diferentes formas. Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos mais saudáveis, como: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. No site da instituição também tem outras dicas de prevenção, auto-exame, informações sobre sintomas, etc. 

Leitura pelo empoderamento feminino

Anualmente, a campanha “Outubro Rosa”, realizada por meio de eventos e atividades, alerta a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o mundo. Essa campanha teve início na década de 1990, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, instituição americana. O INCA participa desse movimento internacional desde 2010.

A Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto abriu uma exposição pela conscientização da importância da data somente com  livros de capas cor de rosa. O espaço é aberto a todos.

Endereço: Rua Sargento Silva Nunes, nº 1.012 – Nova Holanda (ao lado da ONG Redes da Maré)

Telefone: 3105-8421

Horários de funcionamento das Salas:

Sala Jovem e Adulto: segunda a sexta, das 9h às 21h.

Sala Infantil Escritora Maria Clara Machado: segunda a sexta, das 14h às 20h.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui