Confira a programação da Semana dos Direitos Humanos da Maré

Data:

Semana dos Direitos Humanos na Maré terá 6 dias de programação com circuito territorial, conversas, mobilização e integração com crianças e adolescentes

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Redes da Maré realizará a Semana dos Direitos Humanos na Maré, entre os dias 04 e 09 de dezembro – uma articulação entre projetos e instituições relacionados à defesa dos Direitos Humanos. Durante uma semana, as seguintes atividades incluem atividades como a Caminhada Maré a Céu Aberto; o II Congresso Falando sobre Segurança Pública com Crianças e Adolescentes da Maré; o II Congresso Falando sobre Segurança Pública na Maré; e a 2ª Feira dos Direitos Humanos na Maré.

Caminhada:

A história e a cultura da Maré também serão pautadas durante a semana dos direitos humanos na Maré. A caminhada que dá início a programação da Semana dos Direitos Humanos, na segunda-feira, dia 4 de dezembro, prevê um circuito que destaca a importância do território para a cidade e sua diversidade, passando por espaços públicos, culturais e comunitários que a compõem. O ponto de encontro será na Avenida Brasil, 5.810 (Passarela 8 / Posto de Gasolina BR) e a organização irá seguir o seguinte percurso: Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Nova Maré, Parque Maré, Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque União. 

Integração com crianças e adolescentes:

O segundo dia da semana, terça-feira, 5 de dezembro, será dedicado à crianças e adolescentes da Maré. O dia especial do congresso com as crianças contará com apresentação dos trabalhos de crianças na primeira infância do Espaço de Desenvolvimento Infantil Moacyr de Góes; apresentação de trabalhos de crianças e adolescentes; construção e apresentação da carta manifesto das crianças e adolescentes da Maré e ainda um cortejo pelas ruas próximas à Areninha da Maré, que recebe a programação do dia.

Por que é importante falar sobre segurança pública na Maré?

Os dias 6, 7 e 8 (quarta, quinta e sexta-feira) serão dedicados a exposição de trabalhos, oficinas e conversas sobre pautas e temas que permeiam à defesa dos direitos humanos no campo da segurança pública em favelas, e especialmente na Maré. Como “O cotidiano atravessado pela violência armada e a morte de homens, jovens e negros. Quem tem direito à memória? Quais são as estratégias de construção e consolidação de um direito à segurança pública efetivo, que preserve vidas?”, “Construção de narrativas sobre as violências a partir de espaços populares e a consolidação da segurança cidadã como estratégias de enfrentamento às violências.”, entre outros. Esta programação acontece no Centro de Artes da Maré (CAM), na Rua Bittencourt Sampaio, 181.

Parceiros como a Casa Fluminense, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Conexão G, Fogo Cruzado, Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF) e outros, também terão barracas expositivas durante os três dias de congresso.

Mobilização comunitária:

A proposta é que, durante a Feira, instituições parceiras e projetos da Redes da Maré desenvolvam atividades de mobilização e engajamento comunitário, relacionadas ao seu trabalho no campo dos direitos humanos, promovendo um diálogo aberto, objetivo e afetuoso com o público. Atividades artísticas e musicais e oficinas para todos os públicos estão previstas. A feira também acontece na Areninha da Maré, na Rua Evanildo Alves, s/n, Nova Maré.

É possível se inscrever para participar das atividades da semana no link. Confira a programação completa do congresso no site da Redes da Maré e acompanhe toda a cobertura do Maré de Notícias aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17