Ícone do site Maré de Notícias Online | Portal de notícias da Maré

Evento na Praça da Nova Holanda celebra ancestralidade brasileira

Pessoas com instrumentos musicais em frente ao cartaz do evento

Escola de samba Gato de Bonsucesso foi uma das atrações do evento na Praça da Nova Holanda | Foto: Valéria Moura

Espaço de Desenvolvimento Infantil realiza ação para festejar herança cultural do Brasil e reforçar importância do cuidado com espaço público

Por Hélio Euclides, em 13/09/2022 às 10h27

A festa cultural Raízes do Brasil motivou moradores a ocuparem a Praça do Valão, como é conhecida a área de lazer que fica atrás do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professora Cleia Santos de Oliveira, na Nova Holanda. Na tarde da última sexta-feira (9), professores do EDI mostraram as tarefas que as crianças fizeram em sala de aula sobre a ancestralidade brasileira, por meio de cartazes que ornamentaram a praça e apresentações culturais diversas.

Isabel Thomas, professora de história da unidade escolar, estava contente por transformar a praça numa sala de aula, com um tema tão em evidencia. “É prazeroso quando se trabalha na gestão do desenvolvimento, no combate do preconceito e do racismo. Dessa forma, conquistamos novos formadores de opiniões, com respeito a diversidade, pois a criança não nasce racista, ela aprende com o entorno. Por esse motivo, trabalhamos o projeto pedagógico sobre a etnia, entre elas a cultura nativa. Conversamos com os alunos sobre a ancestralidade, acompanhando os povos originários, africanos e europeus, que ajudaram na nossa composição”, comenta.

Além de aprender sobre a verdadeira história do país, os presentes que lotaram a praça ainda se divertiram. “Ótima oportunidade de trazer as crianças para atividade que estimule elas a brincarem e serem felizes”, diz Adriana da Silva, moradora da Nova Holanda. Para Helena Edir, moradora da Nova Holanda e diretora da Redes da Maré, é importante que a ocupação territorial ocorra através de iniciativas deste tipo. “Muito legal o uso por meio de uma escola desse espaço que é o único destinado para o lazer das crianças da Nova Holanda. Não se pode desfazer desse local que traz tranquilidade para as mães e felicidade para as crianças. Acredito na necessidade de ocupar mais a praça, com vários eventos”, diz. 

Crianças do EDI Professora Cleia Santos de Oliveira participam de atividade durante o evento | Foto: Valéria Moura

A festa contou com barraquinhas que vendiam lanches, além de danças, brincadeiras e apresentações de grupos de capoeira e jongo. Tudo com foco na origem do povo brasileiro. “Desejamos desmistificar o que é a África, mostrando que os costumes desse continente não são do mal e sim algo cultural. Por outro lado, ocupar a praça e ao mesmo tempo estimular a cultura no território. Queremos ressaltar também que o prédio da unidade escolar não é algo mal-assombrado, que lá dentro tem vida e crianças. Dessa forma, colocamos cartazes nas janelas mostrando que todos precisam cuidar do prédio, que é um espaço público”, conta Isabela Costa, diretora do EDI Cleia Santos de Oliveira. Ao final do evento, a bateria da escola de samba Gato de Bonsucesso fez uma apresentação.

Sair da versão mobile