Chat Box

incêndios

A falta de manutenção faz com que prédios públicos queimem em chamas.

Em 2021, duas ocorrências envolvendo fogo ocorridas no intervalo de dois meses em equipamentos públicos de educação na Maré acenderam o alerta para cuidados essenciais.

A situação dos prédios públicos demanda vigilância constante. Em setembro de 2021, o fogo tomou conta da Creche Municipal Pescador Albano Rosa, na Vila dos Pinheiros, na Maré.

No incêndio da creche, os profissionais da educação foram rápidos e evacuaram o espaço a tempo, sem que ninguém ficasse ferido.

Em novembro do mesmo ano, a cozinha da Escola Municipal IV Centenário, na Baixa do Sapateiro, ficou em chamas. Em ambos os casos os prédios eram de responsabilidade da  Prefeitura do Rio.

Chat Box

Falta de manutenção e fiscalização

Em dezembro do ano passado, um relatório do Corpo de Bombeiros apontou que 19 dos 21 hospitais públicos que funcionam na Região Metropolitana do Rio não estavam preparados para enfrentar incêndios.

O Museu Nacional foi destruído, após um curto-circuito. O local não tinha laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, sofria com má conservação dos equipamentos elétricos e no sistema contra incêndio.

“A segurança é obrigação de todos, os gestores da edificação devem se adequar às exigências e os usuários devem cobrar e ter uma postura segura.”

Gustavo Aveiro Lins, engenheiro ambiental e de segurança do Trabalho

Chat Box

Cuidados começam  em casa

Ao adquirir um imóvel é necessário fazer inspeções nas instalações verificando disjuntores e eliminar emendas.

“Os grandes vilões de uma casa são os benjamins e extensões. Se a fiação não foi feita para suportar a carga vai derreter a tomada e terá risco.”

Almir Júnior, morador da Vila dos Pinheiros e eletricista.

Em caso de incêndio,  mantenha-se calmo (a), desligue o disjuntor geral, avise aos vizinhos, procure um local seguro e acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

MARÉ ONLINE