Mil pipas com led iluminarão o Complexo do Alemão neste sábado, 2

O evento Pipas pela Paz, organizado pelo projeto Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades, tem por objetivo pedir paz para as favelas

Flávia Veloso

Na noite deste sábado (2), o céu do Morro do Adeus, no complexo do Alemão, se enche de luz, em um ato pedindo paz para as favelas cariocas. O “Pipas pela Paz”, organizado pelo projeto Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades, erguerá mil pipas, cada uma com uma luz de led, e distribuirá ao público, para um show de beleza e simbolismo.

O Pipas Labs é um projeto que une diversão, criatividade e tecnologia. Por meio de brincadeiras, os professores ensinam eletrônica básica às crianças, que colocam a mão na massa e vêm na prática o resultado de seus trabalhos. Uma das atividades que os alunos desenvolvem é a que anexa um dispositivo à pipa, rastreando sua trajetória enquanto voa e mostrando na tela do celular.

Unindo tecnologia, criatividade e um passatempo muito famoso nas favelas cariocas e em todo o país, as mil pipas com luz de led vão encher o céu do Adeus, permitindo que o espetáculo seja visto de vários pontos da cidade. O evento ainda contou com o apoio da empresa Linhas Vera Cruz de Ramos, que doou carretéis de linha coloridas e as pipas brancas, todas brancas.

“A ideia é dar um diferencial à brincadeira, adicionando o led à pipa, e usar isso para fazer uma manifestação que todos vejam, e entendam a mensagem que estamos passando: paz e harmonia para as comunidades”, explicou Tiago Bastos, produtor e organizador do Pipas.

Tiago ainda acrescentou que o ato também pretende motivar o lazer das crianças e impactar na criatividade delas, mostrando que há muitas possibilidades de se criar coisas por meio da brincadeira.

A produtora do Labs Flavia Costa espera que o espetáculo no céu inspire outras favelas a também erguer suas pipas por paz. Será um momento em que o céu da favela será ocupado não por um helicóptero da polícia, mas por liberdade e luz.

Agora, o projeto está trabalhando em duas oficinas: a “Pipas Lab Pro”, para capacitar pessoas a dar aulas de criatividade e tecnologia; e a “História da Favela”, voltada para crianças, com atividades que envolvem tecnologia básica, brincadeira e arte.

Serviço 

O concentração do evento será às 17h, na UPA do Alemão (Estrada do Itararé, 951). De 15 em 15 minutos, uma van levará o público ao local do ato, no Teleférico do Morro do Adeus.

Siga o Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades nas redes sociais:

https://www.instagram.com/playpipaslabs/

https://www.facebook.com/pipaslabs/

https://www.instagram.com/vozdascomunidades/

https://www.facebook.com/vozdascomunidades/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui