33ª edição dos Jogos Estudantis da 4ª CRE tem participação recorde de escolas da Maré

Data:

Os Jogos Estudantis do Subúrbio Carioca da 4ª CRE começam na próxima terça, 13 de junho e tem 13 escolas da Maré na disputa

Há 33 edições, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) organiza os Jogos Estudantis do Subúrbio Carioca. O evento, esse ano, terá início na próxima terça-feira, 13 de junho, e chega ao fim em outubro. Ao todo, são 49 unidades de educação inscritas com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II, classificadas em 200 equipes de categorias e idades diferentes. A competição é dividida em quatro modalidades: futsal, handebol, basquete e vôlei. Além de contar com tênis de mesa, xadrez, atletismo, queimado e de forma pioneira, os jogos eletrônicos. A expectativa é da participação de 3 mil alunos, com idades entre 9 e 16 anos, sendo mais de 40% destes, compostos por meninas. 

Marcus Menezes é professor e coordenador dos jogos, e destaca a importância da competição para o combate à evasão escolar e na igualdade de gênero no esporte: “Os jogos contribuem diretamente para redução da evasão escolar e melhora do rendimento e comportamento dos alunos e alunas. Vale destacar o aumento significativo na participação das meninas, 400% a mais que a edição anterior. E queremos chegar em 2024 a 50% dos inscritos de meninas”, ressalta.

Leia também: Shows LGBTQIAP+ dos anos 80 são homenageados nas ruas da Nova Holanda

Recorde de Escolas da Maré na Competição

Ao longo dos anos, a presença das escolas na Maré aumentou significativamente na competição. De acordo com dados fornecidos pela Coordenadoria Regional da Educação, em 2022 foram inscritas apenas 3 escolas mareenses na disputa, de um total de 23 escolas aptas para tal. Neste ano, os jogos contarão com 13 escolas do Conjunto de Favelas da Maré, o que representa um aumento de 600% em relação ao ano passado.

Wallace Arthur, tem 10 anos, é aluno da Escola Municipal Genival Pereira de Albuquerque, no Parque Maré, e vai participar pela primeira vez dos jogos disputando “queimado”. O jovem fala da expectativa para a competição: “Eu estou mega feliz. Nunca participei, mas quero ganhar e vai ser muito legal.” Wallace também compartilha com o Maré de Notícias o que o deixou mais contente neste processo esportivo: “Gosto de jogar e quero que a minha mãe me leve pra ela ver o que eu consigo fazer. Meus irmãos dão muita dor de cabeça e quero que ela sinta orgulho de mim e pra ela ficar muito feliz.”

Wallace Arthur, de 10 anos.

A 33ª edição dos Jogos Estudantis da 4ª CRE prometem integração, irmandade e muita diversão. Em comparação com a competição do ano passado, houve um aumento de 27 Unidades de Ensinos possibilitando um salto no número de equipes masculinas de 62 para 152. No feminino, este número é ainda maior, serão 124 equipes em 2023, comparadas às 35 de 2022. 

O professor Marcus Menezes acredita no papel primordial dos jogos na vida dos alunos: “Os Jogos Estudantis são uma importante ferramenta para uma educação pública de qualidade,  onde a aprendizagem transcende os muros da escola. Esse ano os Jogos Estudantis da 4a CRE recebem o nome de Jogos Estudantis do Subúrbio Carioca com o objetivo de fortalecimento no senso de pertencimento e muito orgulho.”

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca