Maré de Notícias #114
Artes visuais, musicais e literárias
A artista visual de múltiplas plataformas Amora Moreira (Instagram @amori.nha) trabalha com ilustração, grafite, design e é integrante da PPKREW (@ppkrew).
O grafiteiro e educador físico Pablo Poder (Instagram @poderpablo) atualmente desenvolve uma série de ilustrações manuais sobre fotografias de personalidades negras.
O Discos Pretos (Instagram @discos_pretos) é um projeto de viabilização e circulação de discos e produções musicais de artistas pretos.
O artista e escritor da Baixada Fluminense Cau Luis (Instagram @cauluis.art) é autor do livro Favela em mim e desenvolve ilustrações, charges e desenhos.
Jessé Andarilho (Instagram @jesseandarilho) é escritor, autor dos livros Fiel e Efetivo variável e idealizador do Sarau Tá no Ponto (Instagram @sarautanoponto).
Cultura
A programação cultural da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Maré, está de volta com atividades 100% virtuais, no Instagram @lonadamare
Quilombo Etu (Instagram @quilomboetu) é um coletivo-projeto de educação antirracista a partir das culturas populares negras. Atualmente, desenvolvem a série toca e fala, articulando música e narrativas faveladas.
O projeto Cavalcanti-se (Instagram @cavalcanti.se) narra histórias do bairro Cavalcanti e de seus moradores, da Zona Norte carioca.
Mestre Maurício Soares (Instagram @mauriciobaianarica) é “baiana rica” da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife, da comunidade Alto José do Pinho. É uma das referências na dança do maracatu e atualmente realiza uma série de lives sobre cultura popular.
Jornalista e pesquisador, Rafael Wollice (Instagram @rwollice) cria conteúdo sobre relações raciais e culturas negras no seu Instagram.
A iniciativa Elas Conduzem (Instagram @elasconduzem) conta com as comunicadoras Gabi Coelho (@eugabicoelho), Lethicia Amâncio (@lethiciaamancio), Taynara Cabral (@taycabral) e Izabelle Simplício (@izasuburbia) em um podcast semanal no Spotify, trazendo o protagonismo feminino no mundo.
Lives
As lives dos artistas mais famosos do País também seguem no mês de julho. Enquanto os eventos presenciais estão suspensos, para evitar aglomerações, você mata a saudade pelos shows on-line.
Teresa Cristina – todos os dias, desde abril, à meia-noite
Onde: No Instagram @teresacristinaoficial
Festival Sons da Rua, 19h
30 de junho, Marcelo D2
2 de julho, BK
7 de julho, Karol Conka
9 de julho, Emicida
Onde: No Instagram @festivalsonsdarua
4 de julho (sábado)
Grupo Clareou, às 15h
Onde: no YouTube Grupo Clareou Oficial
Lexa, horário ainda não divulgado
Onde: no YouTube da Lexa
Péricles, 18h
Onde: No YouTube Canal do Pericão
Pixote, 20h
Onde: No YouTube do Grupo Pixote
Maiara & Maraisa, 21h
Onde: No YouTube de Maiara e Maraisa
5 de julho (domingo)
Fernando e Sorocaba, 16h30
Onde: No YouTube de Fernando e Sorocaba
Psirico, 17h30
Onde: No YouTube Macaco Gordo
10 de julho (sexta)
Claudia Leitte, 19h30
Onde: No YouTube da Claudia Leitte
25 de julho (sábado)
Sorriso Maroto, horário ainda não divulgado (até 24/06)
Onde: No YouTube Samba Prime Oficial