Observatório de Favelas lança nova cartilha de combate ao coronavírus

Data:

Publicação é parte da campanha “Como se Proteger do Coronavírus” que, desde março de 2020, divulga informações de qualidade para moradores de favelas e periferias

Pela Redação em 12/05/2021 às 10h

Em formato online e impresso, a publicação faz parte da campanha para divulgar informações de qualidade sobre cuidado e proteção para moradores de favelas e periferias. Em novembro de 2020, o Observatório de Favelas lançou a cartilha “Como se Proteger do coronavírus”, que agora ganhou um capítulo sobre vacina. “Convidamos especialistas para pensarmos juntos formas e soluções para que efetivamente as pessoas que moram em territórios favelados possam se proteger. Como nesse cenário podemos contribuir para que moradores de favelas e periferias de alguma forma se protejam? Porque consideramos que é nosso papel articular esse tipo de solução. Passar do lugar da constatação e avançar no sentido de pensar soluções”, explica Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas. 

A publicação foi produzida a partir de diálogos com especialistas como a professora da Escola de Enfermagem, Anna Nery, e Andreza Rodrigues, coordenadora do projeto de extensão Saberes em Saúde, ambos da UFRJ. Além da vacina, há temas como alimentação, lavagem das mãos, saúde mental, distanciamento, transporte público. “Passados os meses, permanece a certeza de que juntos ajudamos a cuidar da vida de muitos e que ainda precisamos continuar cuidando! A pandemia ainda não acabou! A cartilha, além de ser uma nova forma de apresentar o conteúdo da campanha, é também uma forma de dizer: a resistência pela vida de todos continua e continuará nos guiando”, afirma Andreza. 

Para além da internet

Desde o lançamento, a iniciativa, vem experimentando diversos formatos para ampliar o alcance entre moradores de periferias de informações confiáveis sobre proteção e cuidado em tempos de pandemia. Entre os formatos estão áudio, peça gráfica, texto, vídeo, pack de figurinhas (todos disponíveis para baixar AQUI). Entendendo que o acesso à internet de qualidade não é uma realidade para muitos brasileiros, sobretudo moradores de favelas e periferias, também foi disponibilizada a versão impressa da Cartilha.

Sobre a Campanha “Como se Proteger do Coronavírus” 

A realização é do Observatório de Favelas, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em parceria com o projeto de Extensão Saberes em Saúde da Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ. Acesse a Cartilha “Como se Proteger do Coronavírus” em https://bityli.com/CartilhaOF.

A cartilha também está disponivel pelo QR Code.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Migrantes africanos preservam a origem e criam novas expressões culturais na Maré

Dentro do bairro Maré, existe um outro bairro: o Bairro dos Angolanos. O local abriga a comunidade migrante no território que, de acordo com o Censo Maré (2019), conta com 278 moradores estrangeiros.

Por que a ADPF DAS favelas não pode acabar

A ADPF 635, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é um importante instrumento jurídico para garantir os direitos previstos na Constituição e tem como principal objetivo a redução da letalidade policial.