Pode jogar os confetes e serpentina: foliões preparados para os blocos e escolas na festa do carnaval

Data:

Os tamborins já estão tocando, agora é vestir a fantasia e se divertir

Por Hélio Euclides

No início o carnaval era apenas uma palavra derivada de “Carne Vale”, que significa “Adeus à carne”, quando começou o propósito era ter uma última semana de festas antes da abstinência de 40 dias do alimento. Com o tempo, a festa foi se popularizando e surgiram os cordões e marchinhas, que deram origem aos blocos e escolas de samba. Hoje o importante é a diversão, mas não se pode esquecer da cautela, para que a festa não termine em cinzas. 

Os tamborins já estão tocando, agora é vestir a fantasia e se divertir. Mas é preciso seguir algumas dicas para evitar dor de cabeça. Denise Jardim, superintendente de Promoção de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orienta sobre alguns cuidados para que a festa não vire pesadelo. Ela explica que o tema do carnaval deste ano para a SMS é Rio com Prevenção e Promoção da Saúde. “É um período de alegria e folia, mas é preciso cuidados individuais. Nós temos uma cidade maravilhosa, que apresenta temperaturas altas, por isso o primeiro passo é a hidratação com água. Entre uma latinha e outra, beber água”, comenta. 

Jardim ressalta que é preciso ter moderação nas bebidas alcoólicas. Também não se pode descuidar no sol, para ele não virar um inimigo. “O ideal é proteção da pele e evitar se expor em horário de maior incidência dos raios ultravioletas, entre 10h e 16h. Usem filtro solar, boné, viseira e óculos escuros. A roupa precisa combinar com a estação, por isso evitar fantasias com mangas compridas. Utilize algo confortável. A criança precisa de hidratação, comida saudável, roupas leves e sombra. Crianças e idosos se desidratam rápido. Em caso de ressaca, o jeito é dormir para se recompor, hidratação e alimentação leve”, explica. 

Hora de separar a fantasia e cair na folia (Foto: Matheus Affonso)

A superintendente destaca que a alimentação correta é primordial para a música não sair do ritmo. “Cuidar da alimentação, com consumo de frutas. Feijoada e alimentos processados não combinam com carnaval. Comida de verdade não vem em caixa”, diz. Ela lembra que outra dica é não usar cigarro eletrônico, que é maléfico, por ter um maior nível de nicotina, além de ser proibido. As medidas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, gonorreia e HIV/aids, também merecem atenção máxima. O ideal é uso de preservativo nas relações sexuais. 

Jardim acrescenta que estamos num período de pancadas de chuvas ao final da tarde. “É preciso ter cuidado com área de alagamentos, para evitar cair num buraco. Se tiver contato com água suja, lave imediatamente o pé com água e sabão. Ao surgirem relâmpagos, evite sair e fique longe de árvores. Se tiver algum ferimento, procure um atendimento médico”, conclui.  

Apesar da continuidade da pandemia do covid, a cidade não está exigindo algumas formas de prevenção. Contudo, Jardim indica que, quando não tiver água, ao utilizar ônibus e usar carrinho de supermercado, o carioca pode continuar a higienizar as mãos com álcool em gel. 

Embora a pandemia esteja em uma situação mais controlada, Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, em entrevista à Agência Fiocruz, destaca que, em eventos com grande aglomeração, a transmissão de vírus respiratórios em geral é facilitada. “A principal recomendação nesse Carnaval é em relação a quem está com sintomas respiratório próximo às festas, aos blocos e aos desfiles. Se a pessoa está carregando o vírus da covid ou influenza, que também continua em baixa, fica o alerta de evitar passar em grandes eventos porque pode facilitar o processo de aumento de casos na sua localidade”, pontua. O especialista reforça ainda a importância da campanha de vacinação de covid, com a vacina bivalente, que se inicia no dia 27 de fevereiro.

Alguns cariocas aproveitam o período para viajar, conhecer novos espaços. É o caso de Maiara Barros, moradora do Parque Maré, que vai passar o carnaval em Arraial do Cabo. “Sou muito fã de carnaval. Se fosse ficar na cidade iria desfilar na Escola de Samba Feitiço do Rio e ajudar o Gato de Bonsucesso. Para a viagem não abandono as medidas de saúde, como toda a minha família estar com o caderno de vacinação em dia, levar uma caixa de medicamentos de emergência e sempre higienizar as mãos com álcool em gel”, afirma. 

Bruno Soares, comerciante do Parque União e da Vila do Pinheiro, vai ter uma agenda corrida para aproveitar os quatro dias de folia. “Sábado trabalho, mas à noite tem o Boca da Ilha, bloco comunitário do Parque União, no qual faço parte da diretoria. Já domingo tem Sapucaí, no setor um, local do início do desfile, espaço de muita animação. Na segunda à noite vou acompanhar o desfile da escola de samba Gato de Bonsucesso. Fechando o carnaval na terça, retorno ao Boca da Ilha. A previsão será de um período de calor e chuva, então o importante é se hidratar, bastante água para curtir o carnaval da melhor forma possível”, destaca.

Calendário de carnaval

O folião precisa ficar ligado com as mudanças no carnaval deste ano. A Prefeitura do Rio alterou o desfile da Estrada Intendente Magalhães. Agora as escolas desfilaram na Avenida Ernani Cardoso, Cascadura. Um exemplo é a Escola de Samba Gato de Bonsucesso, da Série Bronze, que desfila na segunda-feira (20/02), sendo a décima a entrar na passarela. Já a Escola de Samba Siri de Ramos, do Grupo B, será a terceira a desfilar no domingo (26/02).

Sem deixar de pular o carnaval, mas fugindo da muvuca dos blocos de rua, os foliões das zonas Norte e Oeste do Rio podem curtir a folia nas lonas, arenas e areninhas mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura

Areninha Carioca Hermeto Pascoal, Praça Primeiro de Maio, s/nº, Bangu.

Baile “Carnasoul” com Clube do Vinil, sábado (18/02), às 13h. Grátis/Livre.

Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha, Rua Soldado Elizeu Hipólito, 138, Pedra de Guaratiba.

Sarau Lenita Holtz com o tema Carnaval, domingo (19/02), às 16h. R$ 10/Livre.

Bailinho de Carnaval com a Turma da Mariana, segunda e terça (20 e 21/02), às 17h. R$ 10/Livre.

Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, Parque Ary Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/nº, Penha Circular.

Bailão do Ary – Carnaval, sexta (17/02), às 19h. Grátis/Livre.

Baile do Rabisca – Carnaval, sábado (18/02), às 14h. Grátis/Livre.

Bailinho da Dicró – Carnaval Infantil, domingo (19/02), às 14h. Grátis/Livre.

Lona Cultural Municipal João Bosco, *CASARTI – Casa do Artista Independente (endereço provisório): Rua Capitão Cruz, 741 (fundos), Cordovil.

Bailinho de Carnaval Infantil, sexta (17/02), às 17h. Grátis/Livre.

Arena Jovelina Pérola Negra, Praça Ênio, s/nº, Pavuna.

Bailinho de Carnaval Infantil, sábado (18/02), às 15h. Grátis/Livre.

Biblioteca Annita Porto Martins, Rua Sampaio Viana 357, Rio Comprido. 

Exposição de livros sobre carnaval, de segunda a sexta-feira, até 28/02, das 9h às 17h. Grátis/Livre.

Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, Rua Evanildo Alves s/nº, Maré.

Oficina de Percussão com GRES Gato de Bonsucesso, quintas e sextas-feiras, às 18h30. Grátis/16 anos. *Praça da Paz (endereço provisório): Rua Evanildo Alves esquina com Rua Principal, Maré.

Cortejo de Carnaval do Gato de Bonsucesso e Panderolando, sexta (24/02), às 16h. Grátis/Livre. *Praça da Paz (endereço provisório): Rua Evanildo Alves esquina com Rua Principal, Maré.

Oficina de Adereços, sexta (24/02), às 15h. Grátis/Livre. *Praça da Nova Holanda (endereço provisório): Rua Sargento Silva Nunes, Maré.

A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) divulgou o calendário dos blocos, entre eles os que se apresentam na periferia. 

Sexta de carnaval (17/02)

Banda Cultural do Jiló, concentração 16h, desfile 20h. Rua Pinto de Figueiredo, 26, Tijuca. 

Banda dos 300, concentração 18h, desfile 19h. Rua Júlio Furtado, 84, Grajaú. 

Bloco do Caramuela, concentração 17h, desfile 18h. Praça Jardim do Méier. 

Cata Latas do Grajaú, concentração 17h, desfile 20h. Praça Nobel, s/nº, Grajaú.

Eu Sou Eu, Jacaré é Bico D’Água, concentração 16h, desfile 17h. Rua Visconde de Abaeté, 139, Vila Isabel. 

Na Mão do Palhaço, concentração 16h, desfile 19h. Largo São Camilo de Lelis, em frente a Avenida Edson Passos, 97, Usina Alto da Boa Vista. 

Sábado de carnaval (18/02)

Bloco Ciganas Feiticeiras de Olaria, concentração 15h, desfile 17h. Rua Paranhos, 726, esquina com Rua João Rego, Olaria.

Bloco Afro Afoxe Dan Arar, concentração 17h, desfile 19h. Rua Visconde de Abaeté, Vila Isabel.

Bloco Chora 10, concentração 16h, desfile 19h. Rua São Miguel, 430, Tijuca.

Bloco da Terreirada, concentração ao meio-dia, desfile 14h. Quinta da Boa Vista, Avenida Pedro II, s/nº, São Cristóvão. 

Bloco das Piranhas, concentração 9h, desfile ao meio-dia. Rua do Monjolos, 200, Cacuia, Ilha do Governador. 

Bloco Olha Pá Mim, concentração 14h, desfile 16h. Praça Afonso Pena, s/nº, Tijuca.

Cordão Alegria da Tijuca, concentração 16h, desfile 18h. Rua Afonso Pena, 10, Tijuca. 

Diversão Brasileira, concentração 14h, desfile 15h. Praça Comandante Xavier de Brito/Praça dos Cavalinhos, Tijuca. 

Bloco Tigre do Méier/antigo Unidos da Travessa Miracema, concentração 11h, desfile 17h. Travessa Miracema, 29, Méier. 

Bloco do Playmobil, concentração 14h, desfile 15h. Rua Artur Magioli, 42, Jardim Carioca, Ilha do Governador. 

Bloco Quem Me Viu Mentiu, concentração 13h, desfile 16h. Praça Iaiá Garcia, s/nº Ribeira, Ilha do Governador. 

Seu Kuka é Eu do Grajaú, concentração 16h, desfile 19h. Largo Irmã Maria Martha Ward, Grajaú.

Soul da Gema, concentração 14h, desfile 16h. Avenida Brás de Pina, 1.496, Vila da Penha. 

Turma do Gato Futebol e Samba, concentração ao meio-dia, desfile 14h. Rua Casemiro de Abreu, 05, Pilares. 

Verde e Branco do Zumbi, concentração 10h, desfile 11h. Rua Peixoto de Carvalho, 116, Zumbi, Ilha do Governador. 

Domingo de carnaval (19/02)

Associação Carnavalesco e Cultural Canetas de Ouro, concentração 15h, desfile 16h. Praça Barão de Drummond, Vila Isabel. 

Banda Raízes da Vila da Penha, concentração 16h, desfile 17h. Rua São João Gualberto, 539, Vila da Penha. 

Bloco Bonecas Deslumbradas de Olaria, concentração 16h, desfile 18h. Rua Conselheiro Paulino, 567, Olaria. 

Bloco Carnavalesco Bambas do Curuzu, concentração 16h, desfile 18h. Rua Curuzu, São Cristóvão. 

Bloco Carnavalesco Cabrito Mamador, concentração 16h, desfile 17h. Rua Sebastião, s/nº, Tauá, Ilha do Governador. 

Bloco Perereca do Grajaú, concentração 16h, desfile 18h. Praça Edmundo Rêgo, Grajaú. 

Bloco Xodó da Piedade, concentração 14h, desfile 15h. Rua Silvana, 226, Piedade. 

Bloco das Madames, concentração 14h, desfile 16h. Rua Conselheiro Ferraz, 61, Lins de Vasconcelos. 

Bloco do Limão do Picareta, concentração 15h, desfile 16h. Rua Jurubaiba, 373, Honório Gurgel. 

Bloco Tchetchecheca, concentração 15h, desfile 16h. Rua Pernambuco, 175, Engenho de Dentro. 

Charanga Talismã, concentração 7h, desfile 8h. Avenida Meriti, 18, Vila Kosmos. 

Bloco Peru do Méier, concentração 14h, desfile 17h. Rua Manuela Barbosa, em frente ao número 12, Méier. 

Bloco Vermelho & Branco da Z-10, concentração 9h, desfile 10h. Praça São Pedro, 01, Colônia de Pescadores Z-10, Zumbi, Ilha do Governador. 

Bloco Cultural Zimbauê, concentração e desfile 16h. Rua Magno Martins, 01, Freguesia, Ilha do Governador. 

Bloco Piranhas da Senador Nabuco de Vila Isabel, concentração 16h, desfile 18h. Boulevard 28 de Setembro, em frente à Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Vila Isabel.

Marcha Nerd, concentração 13h, desfile 14h. Praça dos cavalinhos, Tijuca. 

Quer Swingar Vem Pra Cá, concentração 11h, desfile 14h. Praça Barão de Drummond, s/nº, Vila Isabel. 

Segunda de carnaval (20/02)

Acabou Amor, concentração 17h, desfile 19h. Rua Domingos Mondim, 10, Tauá, Ilha do Governador. 

Banda Inimigos da bebida, concentração 11h, desfile ao meio-dia. Praça Comandante Mege, s/nº, Cocotá, Ilha do Governador. 

Banda Polvo da Ilha, concentração 9h, desfile 11h. Praça Iaiá Garcia, s/nº, Ribeira, Ilha do Governador. 

Bloco Balanço do Jamelão, concentração 16h, desfile 18h. Rua Ferreira Pontes, 637, esquina com Rua Rosa e Silva, Andaraí. 

Bloco Balanço do Pinto, concentração 16h, desfile 20h. Rua Pinto de Figueiredo, 26, Tijuca. 

Bloco Nova Geração do Zumbi, concentração 11h, desfile 13h. Rua Serrão, 400, Zumbi, Ilha do Governador. 

Bloco Papo de Cachaça, concentração 15h, desfile 17h. Praça Agripino Grieco, Méier. 

Seca Copo, concentração 13h, desfile 15h. Rua dos Monjolos, 578, Pitangueiras, Ilha do Governador. 

Universibloco, concentração 13h, desfile 15h. Rua Professor Eurico Rabelo, 66, Maracanã. 

Vai tomar no Azul, concentração 16h, desfile 17h. Praça Rio Grande do Norte, s/nº, Engenho de Dentro. 

Terça de carnaval (21/02)

Acadêmicos do Engenho de Dentro, concentração 16h, desfile 19h. Rua Venâncio Ribeiro, 590, Bar do Bigode, Engenho de Dentro. 

Banda da Saens Pena, concentração 16h, desfile 19. Rua General Roca, em frente ao Banco do Brasil, Tijuca. 

Banda do Largo da 2ª Feira, concentração 15h, desfile 17h. Rua Conde de Bonfim, 25. Loja D, Tijuca. 

Banda Raízes da Vila da Penha, concentração 17h, desfile 18h. Rua São João Gualberto, 539, Vila da Penha. 

Block’n Roll, concentração 17h, desfile 18h. Praça Iaiá Garcia, Ribeira, Ilha do Governador. 

Bloco Batuke de Batom, concentração 10h, desfile ao meio-dia. Praia do Zumbi, 28, Ribeira, Ilha do Governador. 

Bloco Bonecas Deslumbradas de Olaria, concentração 16h, desfile 18h. Rua Conselheiro Paulino, 567, Olaria. 

Bloco Mulheres da Vila, concentração 15h, desfile 16h. Boulevard 28 de Setembro, 200, Vila Isabel. 

Bloco Teimosos do Maracanã, concentração 15h, desfile 17h. Rua Visconde de Itamarati, 42, Maracanã. 

Bloco do Limão de Jardim América, concentração 16h, desfile 18h. Rua Monsenhor Castelo Branco, s/nº, Praça da Sete, Jardim América. 

Bloco do Limão do Picareta, concentração 15h, desfile 16h. Rua Jurubaiba, 373, Honório Gurgel. 

Cata Latas do Grajaú, concentração 17h, desfile 20h. Praça Nobel, s/nº, Grajaú. 

Fale Quem Quiser, concentração, concentração 18h, desfile 20h. Rua Sargento João Lopes, Cacuia, Ilha do Governador. 

Foliões do Verdun, concentração 17h, desfile 19h. Rua Barão de Mesquita, 970, Grajaú. 

Bloco Ninho dos Cobras, concentração 13h, desfile 18h. Rua Carvalho de Souza, 247, Madureira. 

Na Mão do Palhaço, concentração 13h, desfile 15h30. Largo São Camilo de Lelis, em frente à Avenida Edson Passos, 97, Usina, Alto da Boa Vista. 

Se Eu Cozinho Todo Mundo Come, concentração 14h, desfile 15h. Rua Serrão, 383, Zumbi, Ilha do Governador. 

Se Me Der, Eu Como!, concentração 14h, desfile 15h. Praça da Medalha Milagrosa, Tijuca. 

Quarta-feira de cinzas (22/02)

Bloco Chave de Ouro, concentração 15h, desfile 16h. Rua Adolfo Bergamini Chave de Ouro, Engenho de Dentro. 

Carnatrans, concentração 15h, desfile 18h. Parque de Madureira. 

Sábado pós carnaval (25/02)

Aki Pra Você, concentração 11h, desfile ao meio-dia. Rua do Romancista, 366, Freguesia, Ilha do Governador. 

Bloco Vem Comigo Cachaçada, concentração 13h, desfile 17h. Praia do Zumbi, 28, Ribeira, Ilha do Governador. 

Bloco Superbacana, concentração e desfile 16h. Praça Castilhos França, 63-67, Praça Afonso Pena, Tijuca. 

Domingo pós carnaval (26/02)

Bloco Aí Sim!, concentração ao meio-dia, desfile 14h. Praça Comandante Xavier de Brito, s/nº, Tijuca. 

União dos Blocos da Ilha do Governador, concentração e desfile 11h. Praça Iaiá Garcia, 101, Ribeira, Ilha do Governador. 

Bloco 7 de Paus, concentração 16h, desfile 18h. Boulevard 28 de Setembro, 238, Vila Isabel. 

Bloco Mulheres Brilhantes, concentração 10h, desfile ao meio-dia. Boulevard 28 de Setembro, 238, Vila Isabel. 

Bloco Amigos da Joaquim Méier, concentração 14h, desfile 18h. Rua Guaju, 05, Méier. 

Quem Vai Vai, Quem Não Vai Não Cagueta!, concentração 14h, desfile 17h. Praça Jerusalém, Jardim Guanabara, Ilha do Governador.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mais do que autista: a vida vibrante de Daniel

Daniel que é camelô e percorre o território vendendo vários itens é a prova viva de que o autismo vai muito além do diagnóstico.

Núcleo Piratininga de Comunicação forma há 20 anos comunicadores com o olhar para a favela

O NPC tem como defesa os direitos humanos e a busca por uma sociedade mais justa. O seu desafio é a produção e a disseminação de conteúdo que desafia as narrativas convencionais.