Boletim de Segurança Pública da Maré é entregue à Lula, em Brasília

Data:

Entrega foi feita durante cerimônia de restituição do PRONASCI

Por Jéssica Pires

A restituição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) foi realizada nesta quarta-feira (14) no Congresso Nacional, em Brasília. Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública apresentou a restituição do programa em sua visita à Maré, na última segunda-feira, durante o lançamento do Boletim de Segurança Pública da Maré, quando também fez o convite para a equipe do Eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré participar da cerimônia e entregar o boletim pessoalmente ao presidente Lula. 

Liliane Santos, assistente social e cria da Baixa do Sapateiro, coordenadora do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré foi convidada a participar da agenda de retomada do PRONASCI, durante a cerimônia desta quarta-feira. Esse programa de nível nacional pode determinar diretrizes e políticas públicas que contribuam na consolidação de boas práticas no campo da segurança pública. Também foi entregue a Lula uma carta com intenções dos coletivos e organizações que marcaram presença na visita de Dino à Maré no início da semana. A entrega foi feita por Janete Nazareth, integrante do coletivo de mulheres Mulheres do Salgueiro,

Stacy Ferreira e Math de Araújo, artistas mareenses, também participaram da cerimônia, recitando um poema elaborado a partir dos dados e análises do Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. Stacy Ferreira é cria da Nova Holanda, escritora, filha de Michele e neta de Dona Miriam, é formada no Ensino Médio no Colégio Estadual Olga Benário, é cantora e campeã do Slam Colegial Flup 2022. Math de Araujo é cria da favela Rubens Vaz, escritor desde 2015, filho de Rosemery e Marcelo, é formado técnico em Mecânica no CEFET/RJ e cursa Jornalismo na UERJ. É autor do zine “A reza” (2017) e do livro “Maré cheia” (ed.1, 2018). É fundador do Slam Maré Cheia, autor convidado da Flip 2018, orientador do Slam Colegial Flup 2022.

Foto: Ricardo Stuckert | Os artistas Stacy Ferreira e Math de Araújo.

Segurança Pública e Cidadania:

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), lançado em 2007, porém descontinuado, seguirá a partir de cinco eixos de atuação: o combate à violência contra mulher e feminicídio, com a retomada das sete casas da mulher e lançamento de mais 40 casas em todo o país; a justiça antirracista; o trabalho em territórios que são fortemente atingidos pela violência e uma política específica para presos e regressos. 

O programa será liderado por Tamires Sampaio, que também é Assessora Especial do Ministro da Justiça e Segurança Pública. Para o Maré de Notícias, Tamires falou que o programa tem como foco o combate ao racismo que tem influência nas operações policiais devido ao alto número de mortalidade de jovens negros. A cerimônia foi transmitida no link.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca