#CaiuNaRede: É falsa mensagem sobre bolsa de estudo na área da saúde e segurança

Data:

Postagem divulga curso em centro educacional que não existe

Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais uma mensagem sobre uma bolsa de estudos na área da saúde na Maré, no Rio. As aulas práticas e gratuitas seriam no  Centro Educacional de Saúde e Segurança (CESS) nas áreas de Socorrista, Atendente de Farmácia e Auxiliar de Necropsia. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS QUE QUEIRAM APRENDER OU TRABALHAR NA ÁREA DE SAÚDE EM MARÉ!”

Trecho do texto que acompanha a publicação no Facebook que, até as 21h do dia 17 de novembro de 2020, tinha sido compartilhada 77 vezes.

FALSO

A informação é falsa. A mensagem foi postada por um perfil chamado Centro Educacional de Saúde e Segurança (Cess), que não existe. A sigla é a mesma do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (Cess) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que informou que não tem conhecimento ou relação com a instituição da postagem. A UFRJ declarou, também, que foi procurada por outras pessoas alegando que foram enganadas pela divulgação: “pagaram algum valor, mas não conseguem contato com eles”.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

F20 lança recomendações que pautam a perspectiva favelada em discussão global

Na última segunda-feira (4), o teleférico do Adeus, no Complexo do Alemão, foi o cenário escolhido para o F20 (Favela 20), evento promovido para o lançamento do ‘communiqué’, relatório feito por e para favelados para o G20