Captação de água do Guandu é interrompida

Data:

Após queixas de água com gosto de terra Cedae interrompe o abastecimento por alta concentração de geosmina

Por Daniele Moura em 19/03/2021 às 9h30


A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio abriu as comportas da estação de tratamento do Rio Guandu para escoar a água e tentar reduzir a quantidade geosmina. A empresa admitiu aumento da concentração de algas.

O sistema de abastecimento de água pelo rio Guandu foi interrompido na noite de ontem quinta-feira (18) e por volta das 7h45 desta hoje(19), religado. A Cedae informou que o fornecimento de água deve ser normalizado em até 72 horas e disse que interrupção é uma manobra preventiva para renovação da água da lagoa próxima à captação da estação de tratamento. A companhia abriu as comportas da estação de tratamento para escoar a água e tentar reduzir a quantidade de algas.

Há uma obra que está em processo de elaboração de edital e vai ser licitada nos próximos três meses, que segundo a Cedae, que deve dar uma solução definitiva para o problema. Sobre a falta d´água, já sentida por alguns moradores dos bairros da zona norte e oeste da cidade, a empresa disse que tem cisterna e/ou caixa d’água não deve sofrer desabastecimento. Mas, ressaltou, que áreas que estejam em locais mais altos, o abastecimento pode levar até 48h para ser normalizado.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Salvador sediará 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias em agosto

O Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, realizará a 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico

Mulheres negras são maioria da Maré e criam estratégias de combate às violências

Dia de celebrar a Mulher Negra e refletir sobre essas mulheres que formam a maioria da população de favelas e são as mais impactadas pelas violências, mas criam estratégias coletivas de enfrentamento aos abusos sofridos e são rede de apoio umas das outras.