Cartão da merenda esbarra em sistema fora do ar

Cartão merenda. Foto: Reprodução/TV Globo

Cartão da merenda esbarra em sistema fora do ar

SME amplia número de estabelecimentos, mas ainda é pouco na Maré

Por Edu Carvalho e Hélio Euclides, em 16/03/2021 às 14h15
Editado por Andressa Cabral Botelho

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a distribuição de um cartão alimentação no valor de R$ 54,25 para os alunos vinculados às escolas municipais. Para utilizá-lo, o responsável necessita ir a um restabelecimento da rede credenciada, que no total são 805 lojas. Apesar da ampliação do número de comércios que aceitam o cartão, de 580 comércios, apenas 12 lojas na Maré recebem o cartão. Moradores ainda reclamam que o sistema não funciona corretamente, ficando fora do ar em alguns momentos do dia. 

O objetivo do cartão é a compra de itens da merenda para os estudantes. A SME passou a orientação de que a quantidade de estabelecimentos seja permanentemente aumentada pela operadora do cartão, a empresa Personal Card, que venceu a pesquisa de preços realizada. Além disso, o cartão pretende proporcionar um atendimento ainda mais dinâmico em termos de opções para os responsáveis realizarem as compras dos alimentos da merenda.

Ana Cunha, presidente da Associação de Moradores de Marcílio Dias, reclama da falta de informação sobre o cartão. “Falaram que iriam divulgar o dia de retirada nas unidades escolares e acabei não sabendo o momento de buscar o cartão do filho mais velho, que estuda na Escola Suíça. Da filha mais nova, que estudava na Escola Presidente Eurico Dutra e foi transferida, espero encontrar o cartão no novo colégio”, reclama. 

Apesar de não constar na lista, o Mercadinho Pexinchete faz a troca do cartão em Marcílio Dias. Moradores reclamam que em alguns momentos do dia o sistema fica fora do ar. “Estamos com problemas no Px7 (Pexinchete). Alguns cartões estão passando e outros não. Já tentei na parte da tarde e não funcionou”, diz Seula Pereira. Outra moradora também reclama do sistema fora do ar. “Estive no mercadinho, peguei as compras e já no caixa avisaram que não estava passando. Recentemente o cartão foi aceito, fiquei em dúvida se é o sistema ou má vontade”, desabafa Osvaldina Barros

A SME prometeu que em breve serão mais de mil postos de troca e que para isso está realizando negociação. A administração do Mercadinho Pexinchete confirmou que os cartões foram rejeitados, mas esclareceu que o fato ocorreu em outras unidades da rede e que o problema foi da operadora dos cartões. A Personal Card admitiu a instabilidade, mas confirmou que o sistema já retornou ao normal.

Veja abaixo as lojas da Maré que aceitam o cartão merenda:

Império Econômico: Rua Oliveira, 93 – Morro do Timbau.
Mercadinho Pexinchete: Rua Teixeira Ribeiro, 684 – Parque Maré – 3520-9800.
Doçura da Maré Comércio: Rua Teixeira Ribeiro, 640 – Parque Maré – 2516-8767.
Rede Unidos: Rua Teixeira Ribeiro, 720 – Parque Maré.
Esquina da Carne, Açougue e Mercearia: Via B/9, 202 – Vila dos Pinheiros.
Mercado Pinheiro da Maré: Via A/1, 84 – Vila dos Pinheiros. Telefone: 3104-7121.
Mercado Rinolaine: Via A/2, 17 – Vila dos Pinheiros. Telefone: 3109-7016.
Rede Frutão: Via A/1 – Vila do Pinheiros.
Globo Hortifruti: Rua 14, 367 – Vila do João.
Peixaria do Guiné: Rua da Cidadania, 117 – Vila do João. 
Mini Mercado Martins: Avenida Almirante Frontin, 381 – Roquete Pinto.
Mercado Notável: Rua Ouricuri, 197 – Roquete Pinto.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Andressa Cabral Botelho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.