Casa das Mulheres recebe curso de Capacitação Profissional em Cabelos Naturais

Data:

Por: Camille Ramos

Doze moradoras da Maré estão recebendo capacitação profissional na Casa das Mulheres para atuar no mercado de cabelos naturais. O curso está na sua terceira semana e é uma iniciativa de Renata Varella e Andressa Abreu, criadoras do Clube das Pretas, que presta consultoria especializada em cabelos crespos e cacheados naturais. Ao todo, serão oferecidas 200 horas de aula sobre corte, penteado e auxílio na transição capilar.
O projeto é uma criação piloto que tem por objetivo inserir mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, direcionando-as para a área de cabelos naturais, que conta com uma demanda crescente e poucos profissionais preparados. “Trabalhamos uma forma específica para cuidar do cabelo de mulheres negras, então montamos o curso pensando em falar também sobre desenvolvimento pessoal, cidadania, trato com a mulher, como entrar no campo do outro, como estar preparada para tocar na cabeça do outro. É um conteúdo bem completo. E elas estão no caminho da desconstrução, encantadas com a possibilidade de ver os resultados que conseguimos atingir de forma natural. É importante repassar esse conhecimento e mostrar que a mulher negra merece um atendimento digno”, conta Renata Varella.  
As aulas acontecem todos os dias e o conteúdo foi pensado e estudado pelo Clube das Pretas. A ideia é que o curso circule por mais favelas do Rio. Para viabilizar o material, que é todo oferecido por Renata e Andressa, foi criada uma vaquinha online disponibilizada no link abaixo. Contribua! bit.ly/doeclubedaspretas

Fotos: Camille Ramos


Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Narrativas ancestrais e lendas folclóricas preservam a memória da Maré

Os saberes ancestrais são passados de geração em geração através da oralidade. Assim como as lendas folclóricas, as narrativas e o conhecimento dos mais antigos tem alcançado diferentes formatos para preservar a memória do território.

Em ano olímpico, Maré segue em busca por mais investimentos no esporte

Atletas da base lutam para conseguir sustento através do esporte e mesmo tendo a primeira Vila Olímpica do Rio de Janeiro, os atletas da Maré ainda enfrentam dificuldades para sobreviver das modalidades esportivas.