Cinco policiais envolvidos na Chacina da Nova Brasília são absolvidos em Júri Popular

Data:

Há 27 anos, uma operação policial no Complexo do Alemão executou 13 pessoas na região

Por Ariel Freitas, em Voz das Comunidades, em 18/08/2021 às 15h06

Após 27 anos, os cinco policiais, quatro civis e um militar, envolvidos na execução de 13 pessoas na Nova Brasília, Complexo do Alemão, durante uma operação policial em 1994, foram absorvidos através da decisão de um júri popular, no 1º Tribunal do Júri nesta terça-feira.

A ação, que ficou conhecida como Chacina de Nova Brasília, teve a participação de mais de 80 policiais civis e militares.

O julgamento dos agentes iniciou na segunda-feira (16) e foi retomado na terça. A primeira sessão, na segunda, foi finalizada por volta de 22h30.

Ao todo, sete testemunhas foram ouvidas: cinco de defesa dos réus e duas de acusação. Duas eram mulheres que afirmaram terem sido vítimas de abuso durante a ação policial.

Após ouvir testemunhas e réus, depois de 16 horas de julgamento, o Ministério Público pediu a absolvição dos agentes por falta de provas claras e os jurados decidiram absolver os cinco policiais.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade