Cinema Nosso abre inscrições para cursos gratuitos

Data:

Formações contemplam as áreas de programação, game design, sound design, ilustração para jogos, dentre outros


A Instituição Sociocultural Cinema Nosso está com inscrições abertas para os programas de formação LAB CN e Game Jam Delas, ambos gratuitos. Os interessados devem se inscrever até os dias 16 e 19 de agosto, respectivamente.

A 3ª edição da Game Jam Delas, promovida pelo projeto “Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual”, visa proporcionar oportunidade de aprender sobre as áreas Pixel Art, Programação, Game Design ou Sound Design. Os cursos do programa têm como público prioritário mulheres de 18 a 35 anos, moradoras do Rio de Janeiro, incluindo mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-binárias, e preferencialmente mulheres negras, indígena e refugiadas. As inscrições devem ser feitas até dia 19 de agosto.

Ao final das aulas, que têm início previsto para o dia 17 de setembro, as participantes vão concorrer a prêmios com as produções desenvolvidas ao longo da capacitação. Este ano, a formação iniciará com laboratórios preparatórios e, a etapa final, será realizada presencialmente na sede do Cinema Nosso, localizada na Lapa, região central do Rio de Janeiro. As alunas dos cursos de Pixel Art, Programação, Game Design e Sound Design terão encontros semanais presenciais para discutirem sobre jogos com especialistas.

Cursos gratuitos para desenvolvimento de jogos

A instituição também está com inscrições abertas, até o dia 16 de agosto, para os cursos gratuitos de desenvolvimento de jogos. As formações são nas áreas de Game Design, Sound Design, Ilustração para Jogos, Programação para Jogos e Roteiro para Jogos e contarão com quatro aulas on-line cada. O público-alvo são jovens entre 18 e 29 anos de todo o Brasil.

Os cursos fazem parte do projeto LAB CN, cujo objetivo é capacitar jovens em ferramentas relacionadas à tecnologia e jogos, com o intuito de formar multiplicadores dentro dessa área de atuação. Com o tema “Ideias para um Mundo Melhor: Como a tecnologia pode ajudar na conquista da paz e na resolução de conflitos”, a capacitação é inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS 16, sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Ao longo das formações, os participantes serão introduzidos aos conceitos fundamentais das áreas. Além disso, as capacitações também incluem uma preparação para apresentações em hackathons (maratonas de programação que reúnem programadores, designers e outros profissionais da área de desenvolvimento de software), abordando a estrutura de pitches eficazes, técnicas de narrativas e dicas para gestão do tempo e trabalho sob pressão em cada área de atuação.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca