Cinema Nosso abre inscrições para Laboratórios em Games e Novas Tecnologias

Data:

Oficinas gratuitas estão abertas para todo o território nacional pelo Cinema Nosso

A instituição sociocultural Cinema Nosso está com inscrições abertas para os Laboratórios em Games e Novas Tecnologias. As oficinas são gratuitas e serão realizadas de forma on-line e síncrona, de agosto a setembro, com duração de 21h cada, às terças, no período da manhã ou da noite, para jovens de 16 a 29 anos. As inscrições vão até o dia 19 de julho e podem ser realizadas através do formulário. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão.

As aulas são dedicadas às diferentes áreas de desenvolvimento de jogos digitais, como arte, planejamento, roteirização, programação, som e até divulgação por meio de streaming, contemplando os diferentes aspectos da produção de games. Os cursos serão: Pixel Art, Game Design, Programação de Jogos, Sound Design e Game Streamer.

Segundo a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil, realizada pelo SEBRAE e divulgada em fevereiro deste ano, 74,5% dos brasileiros jogam videogame. De 2019 para 2023, a média estimada de alta foi de 7,2%, gerando US$ 204,6 bilhões em arrecadação mundialmente.

“É um fato que a indústria de games digitais movimenta milhões de dólares e, a cada dia, precisa de mais profissionais para atender uma demanda em nível global. Jovens de todo Brasil que se interessam pela área, seja na produção ou na criação de conteúdo, tem aqui no Cinema Nosso uma oportunidade para começar”, comenta Julia Toranzo, Analista de Projetos de Juventudes da instituição.

Ao final dos laboratórios, em setembro, os estudantes irão reunir seus conhecimentos em uma Game Jam – maratona de produção de jogos – onde terão 48 horas para construir um jogo do zero, colocando todo seu conhecimento em prática. O projeto LAB CN – Comunicação e Cultura Digital é patrocinado pela Petrobras, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro; modalmais, Aegea, TechnipFMC, White Martins, Banco BV, Secretaria Municipal de Cultural do Rio de Janeiro e Governo Federal.

As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/9gfaDswTmPFQwra7A até o dia de julho. As aulas começam dia 8 de agosto.

A instituição sociocultural Cinema Nosso é uma escola popular de audiovisual e novas tecnologias que oferece iniciativas para crianças e jovens, com ênfase em programas de empreendedorismo e empregabilidade. A Organização atua com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e proporcionar experiências de inclusão e tecnologia para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Brasil.

Fundado em 2000, a partir da experiência do filme “Cidade de Deus”, o Cinema Nosso é, hoje, um centro de inovação e tecnologia que oferece para crianças e jovens, com ênfase em programas de empreendedorismo e de empregabilidade.

A instituição possui prêmios como o “11th China International Children’s” e o Prêmio “Itaú-Unicef”. Conta também com metodologia premiada e certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, é aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.

O Maré de Notícias acompanhou o Cinema Nosso em outros cursos já concluídos.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca